7 dicas infalíveis para cuidar de cabelos finos e ralos
Os cabelos finos exigem cuidados especiais, principalmente quando o assunto é a frequência de lavagens e a escolha dos produtos usados
Muitas vezes, o cabelo é uma parte bastante importante da autoestima feminina. E quem tem cabelos finos e ralos sabe a dificuldade que é encontrar uma rotina de cuidados que, de fato, melhore a aparência e até o volume dos fios.
Em medidas oficiais, um fio de cabelo comum pode ter entre 60 e 140 micrômetros (um micrômetro é mil vezes menor que um milímetro), e o cabelo fino costuma ser aquele que apresenta em torno de 66 micrômetros de espessura.
Na realidade, não nos preocupamos com essas medições - nos guiamos mais pela percepção tátil, em que nossos dedos e mãos, e até a nossa visão, identificam aquele cabelo como mais fino e menos volumoso em uma comparação com os demais. Isso, claro, também engloba mulheres que sofrem com alopecia, a temida calvície, que culmina em fios mais finos e ralos, seja por conta de quedas pontuais, seja por questões genéticas.
COMO CUIDAR DE CABELOS FINOS E RALOS?
"A escolha do produto correto é uma dificuldade", explica Sandra Perondi , tricologista e diretora técnica da rede Mais Cabello. "Deve-se evitar o uso de géis, mousses, pomada e sprays. O ideal é sempre recorrer a produtos leves (hidrofílicos) e que tenham afinidade com água."
Outra dica da profissional é sempre evitar produtos pesados próximo ao couro cabeludo, assim como os vilões dos fios: parabenos, sulfatos, petrolatos e óleos minerais.
Veja, abaixo, as principais dicas da profissional para cuidar e manter a saúde dos cabelos finos e ralos:
Limpe bem o couro cabeludo
Segundo a profissional, um ponto importante é manter o couro cabeludo limpo, porque a sujeira, a poluição e as células mortas da pele, além do sebo e o acúmulo de produtos aumentam o peso do cabelo. "Para maximizar o volume, um shampoo purificante no couro cabeludo é muito bem-vindo", explica ela.
Evite água quente
Essa é uma velha conhecida dos cuidados com o cabelo. Independente da espessura dos seus fios, é essencial priorizar a água morna - isso se torna ainda mais importante ao falarmos de fios finos e frágeis, já que a água quente pode danificar muito a saúde capilar, especialmente em termos de hidratação.
Aprenda a desembaraçar os fios
Indo sempre das pontas em direção ao couro cabeludo e mecha a mecha. Isso evita novas quebras e nós.
Não esqueça da proteção
Vai usar secadores ou chapinhas? Não esqueça de usar um protetor térmico nos fios e de investir em produtos (leves!) que também tenham proteção solar. Nesses casos, vale seguir a orientação da profissional: "Outra dica é deixar o cabelo secar cerca de 75% ao ar livre. Depois disso, aconselho a secagem de cabeça para baixo para adicionar forma e volume extra ao couro cabeludo. Isso produzirá a aparência perfeita, e minimizando os danos", diz.
Altere a frequência de lavagens
Para evitar que os fios pesem por conta da sujeira e da poluição, o recomendado é que pessoas com cabelos finos e ralos lavem os fios diariamente ou, no máximo, em dias alternados. Isso evita que os fios "grudem" no couro cabeludo e percam volume.
Atenção ao condicionador
Todo mundo quer um cabelo macio ao toque, mas cuidado! Condicionador demais pode ser um vilão para os fios finos. "Evite exagerar na quantidade do condicionador - o correto é que a quantidade seja metade da do shampoo. Vale evitar também aplicar condicionador no couro cabeludo, pois pode pesar o cabelo para baixo. A aplicação correta é apenas o suficiente para envolver os fios no comprimento do meio para baixo, sentido pontas, pois isso ajudará a manter os fios alinhados e mais volumosos próximo ao couro cabeludo", diz Sandra.
Evite os vilões capilares
"Fique longe dos sulfatos - detergentes encontrados em muitos shampoos - que podem enfraquecer os cabelos ao longo do tempo, tornando-os suscetíveis a quebra e possíveis danos", continua a tricologista.