7 fatores de risco para o câncer de próstata
Manter um acompanhamento médico regular é importante para detectar a doença em estágios iniciais; saiba mais
Homens acima dos 55 anos, negros ou obesos. Por que alguns grupos são mais propensos que outros a desenvolver câncer de próstata?
Os fatores de risco são diversos e, em alguns casos, pouco esclarecidos. Por isso, neste Novembro Azul, o Terra aproveita a tradicional campanha de prevenção à doença para destacar o que aumenta as chances de um indivíduo ser acometido por esse que é o segundo tipo de câncer mais comum em homens.
Quais são os principais fatores de risco da doença?
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) descreve quais os fatores de risco para a doença e como eles impactam a saúde do homem. Confira:
Idade
O primeiro a ser mencionado é a idade — a doença é pouco frequente em homens abaixo dos 45 anos. Segundo o Inca,a nível mundial, 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos.
Histórico familiar
A predisposição para a doença pode ser genética, portanto, homens cujo pai ou irmão (parentes de primeiro grau) desenvolveu a doença antes dos 60 anos têm mais chances de também desenvolvê-la.
Raça/etnia
De acordo com o Oncoguia, a doença é também mais frequente em pessoas com próstata de ascendência africana e caribenha. O tumor é menos frequente em homens asiáticos e de origem hispânica. Mas os motivos para essa diferença não são claros.
Genética
Assim como nos casos de câncer de mama, a mutação nos genes BRCA1 e BRCA2, entre outros, também aumenta as chances do homem ser acometido por um tumor na próstata.
Dieta
Quando o Inca lista como práticas saudáveis para evitar o risco de câncer a adoção de uma alimentação saudável é porque estudos já relacionam a ingestão de alimentos ricos em gordura animal e ultraprocessados como condicionantes para as diversas formas da doença.
Obesidade
Do mesmo modo, o sobrepeso está associado como fator de risco para várias enfermidades. No caso do câncer de próstata, estudos indicam que homens obesos são mais propensos a desenvolver a doença em sua forma mais grave, conforme citado pelo Oncoguia. Por isso, uma das formas de prevenção visa equilibrar alimentação saudável e prática de atividade física para manter o peso corporal adequado.
Tabagismo
O Inca não fala em maiores chances de desenvolver o tumor, mas ressalta que os fumantes têm risco aumentado de morte quando possuem a doença.