9 secativos para acabar rapidamente com as espinhas
Entenda como eles agem na pele e como usá-los
Sabe quando você tem um evento importante e uma espinha dolorida e vermelha resolve aparecer no seu rosto para atrapalhar os seus planos? É justamente para esses momentos que existem os secativos. Esses produtos são perfeitos para lidar com a acne, já que conseguem desaparecer com o problema em pouquíssimo tempo - aliás, muitos são capazes de eliminá-lo em apenas uma noite.
Sem deixar manchas e sem agredir a pele, eles atuam na redução do tamanho e da vermelhidão da acne e atrapalham a proliferação da bactéria causadora da condição.
De acordo com a Dra. Cintia Guedes, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), um dos ativos mais utilizados nos secativos para espinhas é o ácido salicílico, uma substância que tem ação anti-inflamatória e contribui para o controle da produção excessiva de sebo.
A médica também conta que esses produtos podem ser encontrados em diversas formas: em gel, em adesivo, em creme, em bastão e em caneta. Para escolher entre essas opções, leve em consideração as características da sua pele e qual se encaixa melhor na sua rotina de autocuidado.
COMO USAR?
A Dra. Lilian Brasileiro, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), dá o passo a passo:
"Antes de aplicar o secativo, é importante higienizar o rosto com um sabonete ideal para cada tipo de pele. A seguir, o paciente deve aplicar cremes, séruns ou medicamentos de uso habitual em todo o rosto. O secativo deve ser aplicado diretamente sobre a espinha", recomenda a médica.
Entretanto, ela ressalta que o uso desses produtos deve se restringir a situações eventuais em que o indivíduo apresenta o surgimento de lesões pontuais.
"O maior erro cometido pelos pacientes é realizar somente o uso de secativos pontualmente na acne e não ter uma rotina de cuidados que previna o surgimento de lesões. Esse tratamento preventivo é capaz de tratar lesões subclínicas, ou seja, trata a acne antes mesmo dela surgir. Por isso, é fundamental se consultar com um dermatologista para que possa ser instituído um tratamento adequado para cada pessoa", alerta a Dra. Lilian.
A seguir, você confere uma seleção de secativos para espinhas para você incluí-los na sua necessaire.