Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"A Cinco Passos de Você": entenda doença retratada no filme

A fibrose cística, condição que os personagens principais têm, é uma doença genética, multissistêmica e sem cura

3 set 2024 - 21h55
Compartilhar
Exibir comentários

O filme "A Cinco Passos de Você", lançado em 2019, abordou, através de um romance, a fibrose cística, uma doença genética. A trama acompanha Stella, interpretada por Haley Lu Richardson, uma jovem que passa grande parte de seu tempo no hospital devido à condição. Durante sua internação, ela conhece Will, de Cole Sprouse, que também sofre da mesma enfermidade.

Produção retrata romance entre dois jovens com fibrose cística
Produção retrata romance entre dois jovens com fibrose cística
Foto: Divulgação / Perfil Brasil

Apesar de ambos serem mantidos à distância devido ao risco de contaminação cruzada, eles acabam se apaixonando. Stella está na espera por um transplante de pulmão, enquanto Will participa de um estudo para um medicamento que pode combater uma infecção bacteriana grave. Veja trailer do filme:

Na vida real, as precauções retratadas no filme são uma realidade para os pacientes com fibrose cística. Segundo especialistas, essas pessoas são altamente suscetíveis a infecções bacterianas, algumas das quais são particularmente perigosas e resistentes aos tratamentos convencionais.

O gastroenterologista Alexandre Carlos explicou que a contaminação cruzada pode ocorrer através de gotículas no ar, como espirros, tosse ou até mesmo durante uma conversa próxima. Portanto, manter uma distância segura de outros pacientes é uma medida preventiva essencial. "Como os dois são propensos a pegar uma infecção pela baixa da resistência devido à doença, eles podem contaminar o outro a qualquer momento", afirmou em entrevista à CNN.

O que é a fibrose cística?

A fibrose cística é uma doença multissistêmica, ou seja, afeta diversos órgãos do corpo. É uma condição hereditária grave que impacta principalmente os pulmões, o sistema digestivo e o suor. Segundo Valter Gurtovenco, pneumologista e diretor técnico da Clínica MedViana, a doença afeta tanto as células que produzem muco quanto as que produzem suco gástrico.

A doença afeta os pulmões, causando espessamento do muco e bloqueando as vias aéreas e facilitando infecções pulmonares frequentes. Também ataca o pâncreas, impedindo a liberação de enzimas digestivas essenciais, dificultando a digestão e absorção de nutrientes, e o intestino, podendo causar condições intestinais e dificuldades na absorção de nutrientes. Ainda, compromete o fígado, provocando bloqueios nos ductos biliares, e pode afetar o sistema reprodutivo, diminuindo a fertilidade (especialmente nos homens).

Os sintomas podem ser observados desde os primeiros anos de vida e incluem dificuldade para ganho de peso, crescimento abaixo do esperado, perda de gordura nas fezes, aumento de secreção pulmonar, sinusite crônica e infertilidade nos homens. O diagnóstico é geralmente feito através de testes de triagem neonatal.

A condição evolui para infecções respiratórias repetidas, sinusite crônica, diabetes e doença hepática.

Atualmente, não há cura para a fibrose cística. No entanto, os avanços nos tratamentos têm melhorado significativamente a qualidade e a expectativa de vida dos pacientes. Segundo Alexandre Carlos, novos tratamentos com moduladores de canal nos ambientes médicos têm proporcionado mais qualidade de vida. "Por conta disso, ele consegue conviver com a doença sem tantos quadros pulmonares e complicações", explicou.

Os tratamentos variam de acordo com o quadro da doença, podendo incluir:

  1. Medicamentos: Antibióticos, broncodilatadores, medicamentos para diluir o muco e melhorar a função pulmonar.
  2. Suplementos nutricionais e enzimas pancreáticas: Ajudam na digestão e absorção de nutrientes.
  3. Fisioterapia respiratória: Técnicas para ajudar a remover o muco dos pulmões.
  4. Transplante de pulmão: Considerado em casos graves.
Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade