A dengue é transmissível? Saiba o que é mito e verdade sobre a doença
Uma série de mitos sobre a dengue surgem nas redes sociais sempre que há aumento no número de casos, como no início de 2024
Com o aumento de casos de dengue, registrados pelo Ministério da Saúde, que apontou mais de 217 mil ocorrências da doença nas quatro primeiras semanas de 2024, alguns “mitos” sobre a dengue circulam na internet e confundem as pessoas sobre a doença.
O Terra ouviu o médico infectologista e professor do curso de Medicina da Unic, Thiago Rodrigues, para esclarecer alguns mitos acerca da transmissão da dengue.
A dengue é transmissível de pessoa para pessoa?
Mito. A dengue só é transmitida através do mosquito vetor.
Quem pega dengue duas vezes tem dengue hemorrágica?
Não é bem assim. É sabido que no segundo episódio de dengue as chances de haver doença mais grave ou complicações é maior em relação ao primeiro episódio, mas isso não quer dizer que em todo segundo episódio ocorrerá a dengue grave. O primeiro episódio pode cursar com gravidade também, mas as chances são menores.
Vitamina B afasta o mosquito da dengue?
Mito. Esse boato existe desde os anos 1960, no enfrentamento da febre amarela. Isso já foi submetido a estudos, um mais famoso com militares na Amazônia, e nunca foi comprovado.
Repelentes não funcionam contra a dengue?
Mito. Os repelentes são comprovadamente eficazes contra a dengue e devemos usar.
Existe vacina contra a dengue?
Verdade. Existem duas vacinas contra a dengue disponíveis no Brasil. A Dengvaxia (laboratório Sanofi Pasteur): vacina tetravalente, vírus vivo atenuado, 3 doses com intervalo de 6 meses entre as doses, somente indicada para quem já teve dengue. E a QDENGA (laboratório Takeda): vacina tetravalente, vírus vivo atenuado, 2 doses com intervalo de 3 meses entre as doses, independentemente de ter tido ou não dengue previamente.
Quem mora perto de rio tem mais chance de pegar dengue?
Mito, pois o mosquito não coloca ovos em água corrente. O perigo é com água parada, como piscinas, vasos de plantas, pneus, telhas e outros.
Quem mora em apartamento alto não precisa se preocupar com a dengue?
Mito. Embora o raio de voo do mosquito seja baixo, cerca de 1,5 metro de altura, ele pode ser levado para locais mais altos com a ajuda do vento, elevador ou, até mesmo, ao pousar em roupas e outros objetos.