Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Abdominal de cabeça para baixo: encare o treino das famosas

O exercício é uma prova de força e equilíbrio, mas demanda bastante consciência corporal

27 set 2015 - 10h42
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: iStock

O abdominal de cabeça para baixo é um desafio e tanto! Com o corpo completamente invertido, numa posição nada fácil de manter, o exercício avançado ajuda a fortalecer os músculos da barriga. Famosas como as atrizes Isis Valverde e Carol Castro, além da ex-BBB Mayra Cardi, são algumas que já exibiram toda a sua força nas redes sociais.

Siga Terra Estilo no Twitter

Além de tonificar a região, pode-se dizer que esse tipo de abdominal também fortalece o ego. “Ele seria mais para fazer graça na academia que um exercício extraordinário que revolucionaria os músculos abdominais”, afirma Rafael Miranda, professor da Fórmula Academia, de Osasco-SP.

Foto: @isisvalverde / Instagram / Reprodução

Os desafios do abdominal de cabeça para baixo

Segundo o professor, manter a posição é uma tarefa complicada. “O primeiro desafio a ser conquistado seria se pendurar e manter-se de cabeça para baixo sem ter nenhuma tontura ou vertigem. Após finalizar o exercício, seria sair da posição com segurança”, afirma.

Por ser arriscada, a prática não é indicada para iniciantes. “Não é um exercício recomendado para se fazer sozinho ou em um espaço pequeno, como uma sala de musculação nos horários de pico” destaca Miranda.

Devido ao seu grau de amplitude, o abdominal de cabeça para baixo requer mais esforço. Os benefícios para a região do core são grandes, já que a intensidade e a dificuldade do movimento fazem com que o abdômen seja forçado de maneira efetiva para sustentar o corpo. Ao impulsionar o tronco para cima, o praticante potencializa o trabalho muscular.

Cuidados com a prática

O abdominal de cabeça para baixo, apesar de seguro quando orientado por profissional, não deixa de ser uma prática perigosa. Uma queda do aparelho, por exemplo, pode causar impacto direto na coluna ou na cabeça, levando a uma lesão grave.

Por exigir muita experiência em treinos, o exercício demanda força e consciência corporal. É preciso estabilizar o corpo num ponto fixo e contrair o abdômen sem sentir desconforto na região lombar. “É de suma importância contrair os músculos abdominais sem realizar compensações com a região da coluna”, alerta Miranda.

Quando praticado em áreas ao ar livre, como praias e parques, o exercício pode ser ainda mais perigoso. Certifique-se de levar um colchonete para amortecer o impacto de um tombo. Para evitar acidentes mais sérios, o monitoramento de um profissional de Educação Física é indispensável.

Fica o alerta: pratique a atividade somente se ela for aprovada pelo seu personal trainer. Nada de brincar e tentar provar força para os amigos! Um descuido pode trazer consequências graves.

Você acha que consegue encarar o abdominal de cabeça para baixo? Deixe sua opinião nos comentários! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade