Açafrão é alternativa ao Omeprazol para tratar má-digestão, diz novo estudo
Pesquisa realizada por universidade na Tailândia testou os efeitos do tempero para problemas relacionados à indigestão
Uma nova pesquisa feita pela Universidade Chulalongkorn, na Tailândia, comparou os efeitos do Omeprazol e do açafrão no combate de problemas relacionados à má-digestão. De acordo com o estudo, feito com 206 pacientes, os dois compostos possuem eficácia semelhante.
Em parte da Ásia, o açafrão-da-terra é muito utilizado no tempero de pratos. Ele contém um composto chamado curcumina que, além de ser o responsável pela coloração dos pratos, é uma solução natural para a indigestão.
A pesquisa foi feita entre pessoas de 18 e 70 anos e publicada na revista científica BMJ. Todos os voluntários sofriam de dores de dispepsia recorrentes; um terço dos participantes recebeu Omeprazol, um terço recebeu duas cápsulas de açafrão quatro vezes ao dia e o terço final recebeu ambos.
Depois de 56 dias, a equipe de pesquisadores constatou que os efeitos foram semelhantes entre os grupos. “A dispepsia é um distúrbio comum e os pacientes geralmente tentam modificações comportamentais e na dieta, além de medicamentos vendidos sem receita médica, antes de consultar um médico. Neste ensaio, a curcumina oral foi considerada segura e bem tolerada”, constatou o grupo de cientistas.
O açafrão funciona como tempero, chá e corante natural. É um dos principais ingredientes do curry, prato típico da Ásia. Mulheres grávidas, lactantes e crianças com menos de quatro anos devem evitar o seu consumo.