Acne severa a impedia de prender o cabelo e abraçar: 'Parece um filme de terror'
Eduarda Lemos, a Duda, compartilha nas redes sociais como a doença impactou sua vida: "As coisas simples acabam sendo difíceis"
A acne é uma doença de pele comum durante a segunda década da vida. Mas enquanto costuma marcar uma fase (para alguns pior do que para outros), a acne severa pode ter um impacto muito mais grave em certas pessoas e durar mais tempo.
É o caso de Eduarda Lemos, mais conhecida como Duda, que decidiu usar suas redes sociais para expor sua batalha contra a doença. A descrição de seu perfil diz "compartilhando uma pele real".
A jovem conta que a condição extrema a deixava com dor durante todo o momento, até mesmo na hora de abraçar alguém. "As coisas simples do dia acabam sendo difíceis, como dormir, tomar banho", diz. Além disso, Duda diz que a secreção da acne chegava a sujar suas roupas.
O impacto que a acne severa teve na vida de Duda foi tão grave que a jovem não saía de casa, não usava certas roupas e nem mesmo cabelo preso ou alguns penteados. "Já passaram por algo semelhante?", escreve ela na legenda de um post.
Tratamento
Após cerca de uma década com acne severa, a jovem passou a fazer um tratamento com o remédio Roacutan. Ela conta que antes tinha medo de usar o medicamento, mas com acompanhamento de um especialista, o resultado está sendo positivo.
Eduarda usa seu perfil nas redes sociais para mostrar a melhora que teve, oito meses após o início do tratamento. "Olho para isso e vejo tudo o que passei. Sinceramente parece um filme de terror", diz.