Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Adoçante popular, eritritol pode aumentar risco de infarto e AVC

Participantes de um estudo tiveram um aumento significativo na atividade das plaquetas sanguíneas, elevando o risco de formação de coágulos

16 ago 2024 - 09h55
Compartilhar
Exibir comentários
Os adoçantes se tornaram substitutos comuns do açúcar
Os adoçantes se tornaram substitutos comuns do açúcar
Foto: Freepik

Desde a invenção do primeiro substituto do açúcar, a sacarina, em 1879, os cientistas continuam procurando maneiras de criar o sabor doce do açúcar sem as calorias associadas.

Os adoçantes se tornaram substitutos comuns do açúcar e tendem a ser ligeiramente menos doces ou igualmente doces em comparação ao açúcar natural, permitindo seu uso em alguns alimentos de forma eficaz.

Um desses adoçantes é o eritritol, que é encontrado naturalmente em certas frutas e vegetais, e produzido comercialmente através da fermentação de um açúcar simples chamado dextrose, extraído do milho.

De acordo com a publicação da Medical News Today, um estudo publicado em março de 2023, encontrou uma relação entre o uso de eritritol e o aumento do risco de eventos cardiovasculares graves, incluindo infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Os pesquisadores também descobriram que os participantes do estudo mostraram um aumento significativo na atividade das plaquetas sanguíneas após ingerirem eritritol, elevando o risco de formação de coágulos. No entanto, nenhum aumento foi observado nos participantes que consumiram glicose.

Existe um substituto "saudável" para o açúcar?

A nutricionista Monique Richard afirmou que este estudo contribui para a crescente preocupação geral com adoçantes artificiais e substitutos.

“Quando criamos substitutos que são metabolizados de forma diferente e os adicionamos como ingredientes em alimentos promovidos como ‘mais saudáveis’, as pessoas podem acabar consumindo mais do que a quantidade pretendida em sua dieta ou com mais frequência, o que pode ser contraproducente ao propósito inicial do ingrediente”, explicou Monique em conversa com Medical News Today.

A nutricionista ainda destacou que demonizar o açúcar ou evitá-lo a todo custo geralmente não é útil, sustentável ou necessário. No entanto, é importante compreender como deve ser a ingestão saudável de açúcar ou alternativas apropriadas.

Para adoçar naturalmente receitas, refeições e satisfazer o desejo por doces, a profissional sugeriu usar:

  • Mel
  • Xarope de bordo
  • Açúcar de coco 
  • Frutas
  • Geleias

Stevia e fruta-do-monge também são opções naturais de adoçantes não nutritivos (sem calorias). Açúcares naturais ou minimamente refinados ainda devem ser consumidos em pequenas quantidades e como parte de uma dieta saudável.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade