Agachamento sumô: como fazer e para que serve o exercício
Este tipo de agachamento dá maior ênfase a músculos diferentes do agachamento tradicional. Entenda!
O agachamento é um dos exercícios mais importantes para fortalecer os músculos das pernas, dos glúteos e até do core. Existem diversas variações de agachamento, sendo uma das mais usadas o agachamento sumô. Já ouviu falar dele?
O agachamento sumô é uma variação poderosa do tradicional agachamento, amplamente incorporado nos treinos de musculação. Ele também pode ser conhecido como agachamento de pernas afastadas, sendo caracterizado por sua postura única e pelos benefícios específicos que proporciona aos praticantes.
Continue lendo para entender mais sobre o agachamento sumô!
Qual a diferença entre agachamento sumô e agachamento tradicional?
Enquanto o agachamento tradicional envolve uma postura mais estreita, com os pés alinhados aos ombros, o agachamento sumô amplia essa base, enfatizando diferentes grupos musculares. Essa variação no posicionamento dos pés cria uma experiência única no treinamento de pernas, com ênfase especial nos músculos adutores e glúteos.
"É um exercício que trabalha músculos com pectíneo, grácil, adutor longo, adutor magno, reto femoral, vasto lateral, vasto medial e glúteo máximo, musculaturas localizadas na região da perna e dos glúteos", esclarece Viviane Arrojo, educadora física da Academia Evoque. "Secundariamente você trabalha junto a região do core, que é formada pelo abdômen e pela lombar", completa.
...
Veja também
Quantos agachamentos devo fazer por dia? Personal trainer responde!
Agachamento com halter: como fazer e não se machucar
Agachamento hack: para que serve a variação e como fazer
Agachamento isométrico é bom? Entenda para que é indicado e como fazer