Alisamentos com queratina podem causar danos nos rins, alerta estudo
O tratamento capilar com queratina causou problemas renais em uma mulher de 26 anos; caso acendeu alerta
Um estudo de caso publicado no NEJM aponta que um procedimento capilar popular com queratina pode causar Lesão Renal Aguda às pessoas devido a ingredientes químicos presentes dos produtos para alisamento de cabelo, como o formol e o glioxilato de carbocisteína.
Os tratamentos capilares com queratina são procedimentos populares que utilizam a proteína fibrosa naturalmente encontrada no cabelo, para melhorar a saúde e a aparência dos fios, fornecendo reparação de danos, fortalecimento, hidratação e até mesmo alisamento.
De acordo com o estudo de caso publicado no The New England Journal of Medicine (NEJM), uma mulher teve lesão renal aguda devido a ingredientes presentes nos produtos para alisamento de cabelo.
A mulher de 26 anos passou três vezes pelo procedimento em salão de beleza entre 2020 e 2022. Cada visita foi seguida de febre, náusea, diarreia e dores nas costas. Os médicos encontraram níveis elevados de creatinina no sangue, sinalizando que seus rins não estavam funcionando normalmente.
O relatório também afirmou que a mulher não tinha nenhum problema renal anteriormente.
Segundo especialistas, a razão por trás dos danos renais da mulher associados aos tratamentos com queratina pode ser a presença de certos produtos químicos como o formol ou seus liberadores, como a glioxiloil carbocisteína.
“Esses produtos químicos, embora usados em produtos de alisamento de cabelo 'sem formol', ainda podem liberar formol quando expostos ao calor. O formal e seus subprodutos, como o glioxilato, têm potenciais efeitos nefrotóxicos, o que significa que podem prejudicar os rins”, diz o médico de Basavaraj S Kumbar em declaração à revista indiana HealthShots.
Além disso, especialistas apontaram no estudo que a presença de ácido glioxílico nesses produtos pode levar a uma doença renal conhecida como nefropatia por oxalato, condição em que cristais de oxalato de cálcio se acumulam nos rins, causando danos e fazendo com que não funcionem tão bem.