Anvisa aprova novo remédio contra queda de cabelo; veja como funciona
Baricitinibe já é receitado para tratamento contra artrite, dermatite e Covid-19
Em outubro a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro tratamento sistemático contra alopecia areata, uma condição autoimune que causa queda de cabelo. De acordo com a resolução, agora o baricitinibe – conhecido pelo nome cormecial de Olumiant – agora poderá ser administrado em casos graves da doença.
A fabricante da medicação informou ao portal G1 que a dosagem de 4 mg da medicação tem preço máximo de R$ 5.648,25, sem impostos. Em farmácias online, porém, o remédio pode custar ainda mais caro.
Nos Estados Unidos a medicação também foi aprovada para o tratamento da doença. Segundo o FDA (Food and Drug Administration), agência regulatória de saúde dos EUA, o efeito do remédio já foi comprovado em várias pesquisas. Um estudo, inclusive, comprovou que pacientes tiveram pelo menos 80% de cobertura capilar restituída após 36 semanas de tratamento. Veja nas imagens:
Vale lembrar que, no Brasil, o remédio também é utilizado para tratamento de Covid-19 em adultos hospitalizados, além de ser usado para artrite reumatoide e dermatite atópica. Por se tratar de uma nova indicação terapêutica, e não de um novo medicamento, a droga já está disponível para compra.
Também vale ressaltar que a alopecia areata é diferente da alopecia androgenética, a calvície que herdamos de família.