Anvisa suspende manipulação, comercialização, propaganda e uso dos 'chips da beleza'
Medida preventiva se aplica a todas as farmácias de manipulação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes hormonais manipulados, conhecidos popularmente como "chips da beleza". A resolução foi publicada nesta sexta-feira, 18, no Diário Oficial da União (DOU).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a Anvisa, a suspensão veio após evidências terem sido fornecidas pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia de complicações causadas pelo uso dos implantes. A medida preventiva se aplica a todas as farmácias de manipulação.
O “chip” é um tipo de terapia hormonal e costuma ser utilizado para fins estéticos, como emagrecimento e ganho de massa muscular. Eles já eram proibidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Quais os riscos do chip da beleza?
O uso sem indicação médica pode acarretar problemas como acne, aumento de oleosidade da pele, queda de cabelo, aumento de pelos, mudança no timbre de voz e até clitoromegalia, que é o aumento do clitóris, como sinaliza a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).