Após campanha, família encontra doadores compatíveis para menino com doença rara
Restam alguns exames para a confirmação do transplante
Enzo Veiga, de 4 anos, com rara deficiência de PNP, encontrou dois possíveis doadores de medula, aguardando exames para confirmação do transplante.
O garoto Enzo Veiga Guimarães, de 4 anos, começou a semana com uma notícia animadora. Por meio das redes sociais, os familiares do menino, que sofre de deficiência de purina-nucleosídeo fosforilase (PNP), anunciaram que encontraram dois possíveis doadores de medula para a criança.
Agora, restam exames para ter a confirmação da realização da doação: “Surgiram dois possíveis [doadores], compatíveis com ele, 100%. A gente agora está fazendo o procedimento dos exames. A avaliação dele será dia 28 para o transplante”, disse o pai de Enzo, Marcelo Veiga, em vídeo publicado.
A deficiência de purina-nucleosídeo fosforilase (PNP) é uma doença genética rara que causa infecções recorrentes, déficit de crescimento, doença autoimune e comprometimento neurológico. O único tratamento é o transplante de medula óssea.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Por causa de um agravamento da doença rara nas últimas semanas, Enzo, que é de Nepomuceno, no Sul de Minas Gerais, estava bastante debilitado no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, de acordo com publicação feita no perfil de apoio ao garoto.
Na noite desta terça-feira, 15, familiares voltaram a pedir apoio e informaram que Enzo não passou o dia bem, com febre e vômitos. Por isso, o garoto deve permanecer internado por mais alguns dias.