Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Artrodese: entenda o procedimento cirúrgico minimamente invasivo

Especialista comenta que a cirurgia, já realizada por Chico Buarque, é feita para tratar condições que afetam a estabilidade da coluna vertebral

9 nov 2024 - 04h15
Compartilhar
Exibir comentários

O neurocirurgião Rodolfo Carneiro (CRM-SP 141.661 e RQE 50.652) explica que a artrodese consiste em unir duas ou mais vértebras da coluna, criando uma conexão óssea entre elas. O especialista diz que as vértebras se tornam uma estrutura mais rígida e estável, reduzindo a dor e o risco de novas lesões.

Chico Buarque
Chico Buarque
Foto: Divulgação / Mais Novela

Segundo o médico, a cirurgia de artrodese minimamente invasiva da coluna é realizada por meio de pequenas incisões na pele, utilizando instrumentos especiais para acessar a coluna vertebral. "Diferentemente das cirurgias abertas tradicionais, a artrodese minimamente invasiva causa menos danos aos tecidos circundantes, e envolve geralmente a colocação de parafusos nas vértebras e uma prótese no lugar do disco para conferir estabilidade à coluna. Pode ser realizada por uma via posterior, lateral ou anterior. Cada uma destas vias tem suas vantagens e desvantagens", aponta.

Doenças e benefícios tratados pela cirurgia

Quem já passou por este procedimento cirúrgico foi o cantor Chico Buarque. Ele corrigiu uma estenose de canal (estreitamento fora do normal no espaço entre as vértebras, que causa dores). Conforme o neurocirurgião, a cirurgia também trata problemas como hérnias de disco, fraturas vertebrais, escoliose, espondilolistese, degeneração acentuada do disco ou outras deformidades da coluna. Alguns benefícios da artrodese minimamente invasiva incluem menor dor pós-operatória; menor tempo de internação hospitalar; recuperação mais rápida em comparação com a artrodese tradicional.

De acordo com Rodolfo, a artrodese minimamente invasiva é uma opção de tratamento recomendada quando outras abordagens conservadoras, como medicamentos, fisioterapia e injeções, não proporcionam alívio adequado da dor e perda de função. "Se você sofre com dor na coluna e já tentou outros tratamentos sem sucesso, converse com um especialista em coluna sobre as possibilidades para seu caso. A equipe médica poderá avaliar e indicar o melhor tratamento para você. Lembre-se sempre de seguir as orientações médicas e fazer o acompanhamento necessário para garantir uma recuperação segura e eficaz", finaliza.

Mais Novela
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade