Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ascaridíase: Previna-se dessa doença tropical

Entenda o que é ascaridíase e como ocorre a contaminação da doença. Conheça as medidas básicas para prevenir o problema.

12 nov 2015 - 15h43
Compartilhar
Exibir comentários

A ascaridíase é uma das intestinais mais frequentes em todo o planeta. Em 2008, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou que mais de 980 milhões de pessoas no mundo estariam infectadas por esse agente, que acomete principalmente em idade escolar.

Por na maioria das vezes ser assintomática, a doença é dificilmente diagnosticada e cada vez mais transmitida. Para reverter essa situação, a melhor forma de combater o problema é por meio da prevenção, adotando medidas básicas no dia a dia.

Dor de barriga e diarreia podem ser sintomas da verminose.
Dor de barriga e diarreia podem ser sintomas da verminose.
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

O que é ascaridíase

A ascaridíase é uma verminose - ou lombriga, como é mais conhecida popularmente - causada por um parasita chamado Ascaris lumbricoides. Estima-se que aproximadamente 25% da população mundial possua esse parasita.

Considerada a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo, a contaminação da doença acontece pela ingestão dos ovos do parasita, geralmente encontrados no solo, na água, nos alimentos e em mãos que estiveram em contato anteriormente com fezes humanas contaminadas. Se os ovos encontram um meio favorável, podem contaminar durante vários anos.

A ascaridíase está presente no planeta todo, mas principalmente em países de clima tropical e subtropical. Alguns fatores de risco que contribuem para a doença são saneamento básico precário ou ausente, más condições de higiene e a utilização das fezes como adubo.

Na maioria dos casos, as infecções são assintomáticas, ou seja, não manifestam sintomas. A larva se libera do ovo no intestino, penetra a mucosa e por via venosa alcança o fígado, o pulmão e, consequentemente, a árvore brônquica. Junto com as secreções respiratórias, é deglutida e atinge o intestino novamente, onde cresce e chega ao tamanho adulto.

O aparecimento de sintomas pode ocorrer dependendo do órgão atingido. Devido ao espalhamento das larvas, sinais como febre, dor de barriga, diarreia, náuseas, falta de apetite, bronquite, pneumonia, convulsões e esgotamento físico e mental podem surgir.

Quando há grande número de vermes, pode haver ainda um quadro de obstrução intestinal. A larva pode contaminar as vias respiratórias, causando tosse, catarro com sangue ou crise de asma. Se uma larva obstruir o colédoco (canal do fígado), pode haver icterícia obstrutiva. Um único hospedeiro pode apresentar até 600 parasitas.

Como tratar e prevenir a doença

O diagnóstico da ascaridíase é feito pelo exame de fezes, onde se encontram os ovos do parasita. Para o tratamento, o médico geralmente indica medicamentos específicos para erradicar a larva do organismo humano, todos administrados por via oral.

A melhor forma de combater a ascaridíase é por meio de medidas preventivas. A principal delas é consultar um médico periodicamente para avaliar o estado geral da saúde. Além disso, hábitos básicos como antes de comer e após o uso do banheiro, lavagem de frutas e verduras com água corrente e consumo apenas de água tratada são essenciais.

Um saneamento básico adequado também é de extrema importância para evitar qualquer tipo de contaminação. O tratamento adequado e completo de todos os portadores da doença é necessário para diminuir os índices de contágio.

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade