Assim como Faustão, outras 386 pessoas aguardam por transplante de coração no Brasil
Considerando todas as modalidades, há mais 65 mil pessoas no aguardo por um transplante de órgão no País; entenda como funciona a fila
Internado desde o dia 5 de agosto para tratamento de insuficiência cardíaca, Fausto Silva, o Faustão, teve piora no seu estado de saúde e vai precisar de um transplante de coração. O apresentador já foi incluído na fila única de transplantes de órgãos.
Assim como Faustão, outras 386 pessoas no Brasil esperam por um transplante de coração, segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde.
Em todo o País, considerando todas as modalidades – córnea, fígado, rim, pâncreas, pâncreas/rim, coração, pulmão e multivisceral –, há 65.911 pessoas na fila por um transplante de órgão. Desses, 54% (35.372) são do sexo masculino, e 46% (30.539) são do sexo feminino.
Até o dia 16 de agosto, a última vez que os dados foram atualizados, 11.264 transplantes já tinham sido realizados neste ano. Em 2022, no total, foram feitos 16.733 transplantes.
Como funciona a fila de transplantes
Entenda abaixo o funcionamento da lista de espera de transplantes, segundo informações do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos:
- A coordenação-geral do Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde, é a responsável por gerenciar e monitorar o processo de doação e transplantes no País;
- O primeiro passo, caso a pessoa concorde com a realização do transplante, é o médico fazer a inscrição do paciente na lista de espera. Só é permitida uma única inscrição;
- Os receptores são separados conforme o órgão que necessita;
- A posição do paciente na lista se dá de acordo alguns requisitos: ordem de inscrição, gravidade e urgência da situação, tipo sanguíneo, compatibilidade com doador existente, entre outras especificações;
- Assim que surgir um órgão compatível e levando em conta todos os requisitos anteriores, o paciente é encaminhado ao hospital onde realizará o procedimento de transplante;
- Os critérios de desempate são diferentes conforme o órgão ou tecido; entre os fatores, a gravidade da doença é motivo de priorização;
- No desempate, crianças têm prioridade quando o doador é criança ou quando concorrem com adultos;
- A posição do paciente na fila pode ser consultada no Cadastro Técnico Único do Ministério da Saúde. Para o Estado de São Paulo, o link é o da Secretaria de Estado da Saúde.
Caso do Faustão
Um boletim médico divulgado no domingo, 20, pelo Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo, informou que Faustão está sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para a realização de um transplante de coração. De acordo com a equipe médica, o apresentador foi diagnosticado com insuficiência cardíaca e está sendo acompanhado desde 2020.
"O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração. Fausto Silva já foi incluído na fila única de transplantes, regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso", diz o boletim.
No sábado, 19, Faustão apareceu em um vídeo publicado pelo seu filho, João Guilherme Silva, nas redes sociais. Em um quarto de hospital, o apresentador pediu oração para os fãs. Ele também afirmou que está "preparado para as coisas da vida" e que "quem decide é o chefe lá em cima".