Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atividade física reduz pela metade dor na lombar; veja qual a rotina ideal

8 em cada 10 pessoas têm ou terão dor na lombar em algum momento da vida; a prática de atividade física, no entanto, ajuda a prevenir

23 jul 2024 - 15h28
(atualizado em 29/7/2024 às 17h31)
Compartilhar
Exibir comentários

A dor na lombar é um desconforto bastante comum. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 80% das pessoas têm ou vão ter o sintoma ao longo da vida. Esta é uma das tantas consequências de uma vida moderna mais sedentária, alimentação ruim, sobrepeso e má postura, especialmente em longas horas de trabalho ou estudo.

De acordo com o Ministério do Trabalho, a dor na lombar é a principal causa de incapacidade no Brasil, bem como a principal justificativa para afastamento laboral no país, em seguida das hérnias de disco. "Por isso essa questão é tão importante e se torna um problema de saúde pública nacional e mundial", salienta Lucas Vasconcellos, neurocirurgião especialista em coluna.

Sinais de alerta

Conforme o médico, a dor na lombar se caracteriza por uma dor crônica com duração de mais de 15 dias sem melhora. Além disso, quando o desconforto irradia para as pernas, trata-se da famosa dor ciática. 

"Se você tem uma dor ciática, tem que procurar e fazer um exame de imagem obrigatoriamente. Isso significa alguma compressão de um nervo ou da medula de forma mais grave", alerta o neurocirurgião.

Segundo Lucas, em 90% dos casos o tratamento é conservador. No entanto, não procurar uma forma de tratar o problema aumenta a chance de agravar o quadro, o que pode levar à exigência de uma cirurgia.

Atividade física no controle da dor

Atividade física reduz pela metade a dor na lombar: veja qual a rotina ideal
Atividade física reduz pela metade a dor na lombar: veja qual a rotina ideal
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Estudos recentes mostram que a atividade física pode reduzir pela metade os problemas de dor lombar. "Isso é verdade, a gente indica para toda a população que saia do sedentarismo e faça atividade física pelo menos três vezes na semana, 30 minutos", recomenda Lucas.

Qualquer ritmo abaixo do indicado configura sedentarismo. "Isso é o mínimo para a pessoa ter uma boa qualidade de vida e ter uma proteção de sua coluna", afirma. Além disso, segundo o especialista em coluna, qualquer modalidade é válida. O importante é que o paciente encontre uma atividade que goste e sinta prazer em realizar. 

O objetivo, no entanto, deve ser fortalecer a musculatura, aponta o médico. Fortalecer o core (glúteo, coxa e abdômen) é a principal forma de aliviar a dor na lombar, bem como aumentar a qualidade de vida e a longevidade, prevenindo problemas do tipo.

"Ter uma musculatura fortalecida e atividade física regular vai reduzir pela metade a chance dessas dores e a chance de vir a ter algum problema", finaliza o neurocirurgião.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade