Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bariátrica como a de Jojo Todynho: para quem é indicado? Qual o peso mínimo?

Apresentadora e cantora voltou atrás e decidiu fazer o procedimento nesta semana; saiba quando operação é indicada

11 ago 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Jojo Todynho decidiu fazer a cirurgia bariátrica para redução de peso
Jojo Todynho decidiu fazer a cirurgia bariátrica para redução de peso
Foto: Reprodução/ Instagram

Após dar início a uma rotina de treinos para mudar seu estilo de vida, Jojo Todynho decidiu fazer uma cirurgia bariátrica. Ela passou pelo procedimento na manhã de terça-feira (8). "Orem por mim", disse a artista no Instagram, ao confirmar a notícia.

A operação já era cogitada por Jojo. Em janeiro, ela revelou que pretendia fazer o procedimento, mas acabou desistindo.

Depois, em março, recebeu o diagnóstico de esteatose hepática, doença caracterizada pelo excesso de gordura no fígado. Foi isso que motivou sua mudança de hábitos e adoção de atividade física - práticas também recomendadas para quem vai passar pela cirurgia.

Diante da repercussão, o Terra procurou a endocrinologista Giovanna Carpentieri, especialista em cirurgia bariátrica, para responder às principais dúvidas sobre o assunto. Confira as respostas:

Para quem a cirurgia é indicada?

Primeiramente devemos saber se a pessoa tem obesidade: deve-se analisar o IMC (Índice de Massa Corporal), que apresenta a seguinte fórmula: peso (em quilos) / 2x a altura (em metro). É indicada para pacientes com obesidade grau III.

Ou seja, [pessoas com] IMC acima de 40 kg/m² podem realizar a cirurgia mesmo sem doenças associadas. Os pacientes com IMC maior que 35 kg/m² e afetados por comorbidades (doenças agravadas pela obesidade e que melhoram quando a mesma é tratada de forma eficaz) que ameacem a vida, tais como diabetes tipo 2, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronariana, osteo-artrites e outras, também podem ser encaminhados à cirurgia.

*A médica ressalta: a cirurgia é aprovada para maiores de 18 anos; idosos e jovens de 16 e 17 anos podem ser operados, mas exigem maiores precauções. Além disso, todos os pacientes habilitados devem ter tido tratamento clínico insatisfatório de, pelo menos, dois anos.

Qual o peso mínimo para fazer a cirurgia?

Não existe um peso mínimo, a cirurgia pode ser realizada desde que o cálculo do IMC, que é uma relação entre a altura e peso do paciente, esteja conforme as regras acima.

Acompanhamento psicológico é uma exigência ou apenas uma recomendação?

O paciente deve ter um encaminhamento do psicólogo ou psiquiatra para a realização da cirurgia.

Quais os riscos associados à cirurgia?

Infecção, pedra na vesícula, desnutrição, déficit de vitaminas e minerais. Um dos principais cuidados que a pessoa operada precisa ter é com os níveis de vitaminas e minerais, já que, após a cirurgia, a absorção não é mais completa.

Quantos quilos são perdidos imediatamente após a cirurgia?

O paciente pode perder entre 10% e 20% do peso inicial durante o primeiro mês após a cirurgia. A maior perda acontece nos primeiros meses e se estabiliza após 2 anos, geralmente.

Quais as restrições alimentares pós-cirurgia bariátrica?

Nos primeiros dias, o maior desafio é conciliar nutrição e hidratação adequadas com um estômago cuja capacidade passou a ser muito reduzida. Por isso, é necessário comer pequenas porções várias vezes ao dia. O paciente deve seguir dieta líquida durante 15 dias, passando para uma dieta pastosa ou branda até receber liberação para a dieta sólida. Em geral, essa fase demora 30 dias.

O que o paciente precisa fazer para não ter ganho de peso?

Para evitar a recuperação do peso após a cirurgia, os pacientes devem seguir um plano de dieta saudável com foco em alimentos integrais e continuar a seguir as orientações para alimentação após a cirurgia. A atividade física é extremamente importante. Sugestões para permanecer no caminho certo incluem:

  • Comer proteínas magras, grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura, frutas e vegetais;
  • Evitar alimentos que contenham mais de 15 gramas de açúcar por porção;
  • Selecionar alimentos com baixo teor de gordura;
  • Acompanhar a ingestão de proteínas e obter pelo menos 60 a 80 gramas por dia. Os alimentos que contêm proteínas ajudarão a se manter cheio e satisfeito;
  • Arranjar tempo para comer, pelo menos 3 vezes ao dia. Comer devagar (20 a 30 minutos por refeição) também é muito importante;
  • Certificar-se de que as necessidades de fluidos sejam atendidas com bebidas com baixo teor calórico ou sem calorias.
  • Separar [os atos de] comer e beber por 30 minutos. Este é um princípio básico da dieta que deve ser continuado;
  • Continuar a tomar diariamente os multivitamínicos e suplementos minerais sugeridos;
  • Exercício de 250 a 300 minutos por semana. Este nível de atividade desempenha um papel importante na manutenção da perda de peso.

Jojo, Faustão, Hassum e outros famosos que já fizeram bariátrica Jojo, Faustão, Hassum e outros famosos que já fizeram bariátrica

Quando a cirurgia bariátrica não é indicada?

Quando, além de o paciente não se enquadrar nos critérios físicos, há dependência de álcool ou drogas ilícitas; quadro de doenças psiquiátricas graves; e risco anestésico e cirúrgico elevados (classificado como ASA-IV).

*A endocrinologista Giovanna Carpentieri tem título da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e é doutora na área, com ênfase em obesidade e cirurgia bariátrica.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade