Mamão: 8 benefícios além do combate ao intestino preso
Nutricionista aponta as vantagens que a fruta pode proporcionar para a saúde
O mamão, fruta muito popular no Brasil, é conhecida por sua poderosa função de "soltar o intestino". Provavelmente alguém já te sugeriu o consumo do alimento com a finalidade de melhorar o trato gastrointestinal e curar a constipação. E sim, esse é um dos principais benefícios da sua ingestão.
"O mamão é rico em fibras e água, o que ajuda a prevenir a constipação e a promover a regularidade e um aparelho digestivo saudável. Muitas pessoas consideram o mamão um remédio para constipação e outros sintomas para a síndrome do intestino irritável (SII)", revela a nutricionista Adriana Stavro.
No entanto, engana-se quem pensa que os benefícios do mamão se limitam a isso. Com a ajuda da nutricionista Stavro, separamos mais oito vantagens que o consumo da fruta pode proporcionar para a saúde. Confira:
1 - Deixa a pele mais bonita
De acordo com a nutricionista, o mamão é rico em vitaminas A, C, K, E, complexo B, cálcio, potássio, magnésio e fósforo. "Fonte de antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres, retardar os sinais de envelhecimento, reduzir rugas e diminuir a acne, principalmente em adolescentes", conta.
2 - Mamão evita a asma
"O risco de desenvolver asma é menor em pessoas que consomem grande quantidade de certos nutrientes. Um deles é o betacaroteno, presente em alimentos como mamão, damasco, brócolis, melão, abóbora e cenoura", diz Stavro.
3 - Ajuda a prevenir o câncer
"O mamão pode atuar reduzindo os radicais livres, que contribuem para muitas doenças", explica a especialista. Além disso, segundo Stavro, estudos já revelaram ações específicas do betacaroteno presente na fruta, contra os cânceres de mama e próstata.
4 - Deixa os ossos mais fortes
"A baixa ingestão de vitamina K [substância presente no mamão] tem sido associada a um maior risco de fratura óssea. O consumo adequado deste mineral é importante pois melhora a absorção de cálcio e pode reduzir a excreção urinária de cálcio, o que significa que terá mais cálcio circulante para fortalecer os ossos", indica a nutricionista.
5 - Mamão controla o índice glicêmico
"Estudos demonstraram que indivíduos com diabetes tipo 1 e tipo 2, que consomem dietas ricas em fibras, têm níveis mais baixos de glicemia e lipídios sanguíneos. 100g de mamão, que equivalem a uma fatia pequena, fornece, em média, 3g de fibras", conta Stavro.
6 - Facilita a digestão
O mamão pode ser um grande aliado para pessoas que sentem desconforto abdominal e refluxo após as refeições. "Esta fruta contêm uma enzima chamada papaína, que pode tornar a proteína mais fácil de digerir", explica a nutricionista.
7 - Deixa o coração mais forte
"Um aumento na ingestão de potássio [presente na composição do mamão], juntamente com uma diminuição na ingestão de sódio, é a mudança alimentar mais importante que uma pessoa pode fazer para reduzir os riscos de DCV - doença cardiovascular", diz Stavro.
8 - Mamão reduz inflamações
"A inflamação crônica está na raiz de muitas doenças. A alimentação inadequada, associada a um estilo de vida pouco saudável, pode conduzir a um processo inflamatório grave. Estudos mostram que frutas e vegetais ricos em antioxidantes, como o mamão, ajudam a reduzir marcadores inflamatórios", finaliza a nutricionista.
Fonte: Adriana Stavro, nutricionista funcional, fitoterapeuta e mestre do Nascimento a Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo.