Benefícios comprovados pela ciência do inositol
Inositol é um carboidrato encontrado em seu corpo, assim como em suplementos alimentares e dietéticos. Existem várias formas desta molécula, e cada uma delas tem uma estrutura química semelhante ao açúcar principal encontrado no sangue - glicose. O inositol desempenha um papel em muitos processos corporais. Portanto, tem sido estudado por seus potenciais benefícios para a saúde. Os suplementos de inositol podem ajudar a tratar condições médicas específicas, incluindo alguns distúrbios de ansiedade e fertilidade. Ele também podem ter outros efeitos promotores da saúde. Ele pode afetar os neurotransmissores em seu cérebro, incluindo a serotonina. Altas doses podem ser benéficas para o tratamento de algumas formas de transtornos de ansiedade, como os transtornos do pânico. No entanto, resultados mistos foram relatados e mais pesquisas são necessárias.
O inositol desempenha um papel na sinalização da insulina e pode melhorar a sensibilidade do organismo à insulina em alguns casos. Benefícios foram observados em indivíduos com síndrome metabólica, mulheres com risco de diabetes gestacional e mulheres com SOP (síndrome do ovário policístico). O inositol é um composto promissor para melhorar vários aspectos da função reprodutiva em mulheres com SOP, incluindo a regularidade do ciclo menstrual, a ovulação e a fertilidade. Doses para esses fins são tipicamente 2-4 gramas por dia. Embora algumas pesquisas tenham mostrado reduções na depressão com inositol, os resultados são mistos. Ele pode não melhorar os sintomas daqueles que tomam medicamentos ou daqueles que não respondem à medicação padrão.
Inositol é um composto natural com um bom histórico de segurança. Em doses mais elevadas de 12 gramas ou mais, pode ocorrer indisposição estomacal. No entanto, estes sintomas podem ser melhorados reduzindo a dosagem. Devido a seus muitos papéis no organismo, ele pode ter inúmeros efeitos na saúde, incluindo perda de peso e melhorias nos lipídios sangüíneos ou pressão arterial em grupos específicos. Pesquisas futuras podem identificar outros efeitos importantes dessa molécula. Inositol está presente em uma variedade de alimentos em quantidades relativamente pequenas. Existem várias formas de inositol, mas a maioria dos suplementos contém mio-inositol. Doses de suplementos de inositol utilizados nos estudos geralmente variam de 2 a 18 gramas por dia.
Referência
Gelber, D, ET al. Effect of inositol on bulimia nervosa and binge eating. I nt J Eat Disord. 2001 Apr;29(3):345-8.
Palatinik, A. ET al. Double-blind, controlled, crossover trial of inositol versus fluvoxamine for the treatment of panic disorder. J Clin Psychopharmacol. 2001 Jun;21(3):335-9.
Raffone, E. ET al. Insulin sensitiser agents alone and in co-treatment with r-FSH for ovulation induction in PCOS women. Gynecol Endocrinol. 2010 Apr;26(4):275-80.