Benefícios do orégano: relaxamento muscular, melhor digestão e mais
Dona de um sabor inconfundível, esta erva pode beneficiar a saúde de várias formas. Veja bons motivos para adicionar orégano em suas receitas
Dono de um sabor inconfundível, o orégano é uma erva aromática que combina com uma grande variedade de receitas. Mas, além de deixar os pratos ainda mais gostosos, esse tempero também é capaz de oferecer benefícios importantes para a saúde.
Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e head da plataforma de nutrição da Bio Ritmo, apontou quais são as vantagens de adicionar esse ingrediente na alimentação. Confira a seguir!
Benefícios do orégano
Fúlvia afirma que os principais benefícios do orégano são:
- Ajuda no relaxamento muscular;
- Auxílio na digestão e absorção de nutrientes;
- Combate às flatulências;
- É rico em vitaminas como A, E e K, além de ser fonte dos minerais zinco, ferro, magnésio, cálcio e potássio e de ômega 3.
Segundo a profissional, a erva ainda tem sido objeto de estudo como inibidor de inflamação da pele e alívio para os sintomas de infecção do trato respiratório superior, como dor de garganta.
Uma das pesquisas mostrou que o timol, substância presente no óleo essencial de orégano, tem atividades antifúngicas contra espécies de Candida que se proliferam na cavidade oral. Já outro estudo, feito em cães, concluiu que o óleo de orégano exibiu atividade antibacteriana e antifúngica contra infecções de ouvido resistentes a medicamentos.
Tudo isto, de acordo com Fúlvia, é devido a um composto chamado carvacrol, que atua diretamente no tecido adiposo branco, diminuindo a inflamação.
Além disso, tanto o orégano quanto seu óleo essencial possuem propriedades antioxidantes, também por serem ricos em carvacrol e timol.
"Essas substâncias ajudam as células a combater os danos causados pelos radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce de nossas células", aponta Fúlvia.
Como consumir orégano?
Como aponta a nutricionista, é possível consumir o orégano em sua forma fresca ou seca.
"Você pode usar suas folhas como temperos de legumes e verduras, ou até mesmo na finalização de pratos e saladas", ela sugere.