Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bilionário, esposa e cão foram vítimas: o que acontece com o corpo ao inalar gás?

Monóxido de carbono é altamente tóxico; pneumologista explica como esse tipo de gás atinge o organismo

11 set 2023 - 17h23
(atualizado às 17h28)
Compartilhar
Exibir comentários
José Bezerra de Menezes Neto ao lado da esposa, Luciana Bezerra
José Bezerra de Menezes Neto ao lado da esposa, Luciana Bezerra
Foto: Reprodução/ Última pauta

A necropsia indica que um vazamento de monóxido de carbono (CO) foi a causa da morte do banqueiro José Bezerra de Menezes Neto, de sua esposa, Luciana Bezerra, e da cachorra da família. O casal foi encontrado sem vida, no sábado (9), em sua casa de veraneio localizada no Guarujá, em São Paulo.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a Polícia Civil aponta que a intoxicação pelo monóxido foi decorrente da queima do gás usado no aquecimento das instalações hidráulicas do imóvel — dois funcionários da família disseram que os aquecedores da piscina, do banheiro e de cômodos internos funcionam a gás. Mas a investigação não acabou. A Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Santos aguarda os laudos da perícia que vão avaliar se o sistema de gás encanado estava instalado adequadamente.

Letalidade dos gases tóxicos

Os efeitos de um vazamento de gás nos seres vivos podem ser diversos. Tudo depende de variáveis, como o tipo de gás inalado, a concentração, a duração da exposição e outros fatores individuais. Assim, alguns gases podem demorar a causar danos, enquanto outros podem matar rapidamente, como ocorre com o monóxido de carbono.

"A inalação de gases tóxicos muitas vezes resulta em uma redução na quantidade de oxigênio disponível para os pulmões e, consequentemente, para o corpo", explica a pneumologista Michelle Andreata em entrevista ao Terra.

"Isso pode levar à asfixia e à falta de oxigenação dos tecidos, o que é potencialmente fatal", acrescenta.

Nesses casos, os sintomas iniciais podem incluir dificuldade respiratória, falta de ar, tonturas, náuseas, dores de cabeça e confusão. De forma prolongada, a inalação pode causar danos aos pulmões, ao sistema cardiovascular e a outros órgãos.

Com o monóxido de carbono, esse risco é ainda mais grave, já que a substância é altamente tóxica e não possui cor nem cheiro. "Quando o CO se liga à hemoglobina, forma-se uma substância chamada carboxihemoglobina (COHb) e não pode transportar oxigênio de maneira eficaz, resultando na redução da capacidade do sangue de transporte de oxigênio para os tecidos do corpo", pontua Michelle.

Dada a letalidade da substância, qualquer suspeita de exposição ao CO deve ser tratada como emergência médica, com a pessoa imediatamente retirada do ambiente contaminado. A pneumologista ressalta que a rapidez com que o tratamento é administrado é também fator importante para a sobrevivência de vítimas de envenenamento provocado por monóxido.

Morte do casal

José Bezerra de Menezes Neto, o Binho Bezerra, tinha 67 anos, e Luciana Bezerra, 62. Os dois foram encontrados por um dos filhos, Rodrigo Passos Bezerra de Menezes, que também estava no imóvel.

De acordo com o Estadão, ele estranhou a demora dos pais para acordar e, quando foi procurá-los no quarto, já os achou mortos. A cachorra também estava sem vida ao lado da cama.

A publicação conta que Rodrigo pediu ajuda a um médico, morador do condomínio de luxo onde a família estava. O profissional tentou reanimar o casal, mas não obteve êxito. Ele acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou o óbito.

Conheça o remédio mais caro do mundo Conheça o remédio mais caro do mundo

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade