Blefaroplastia: entenda cirurgia feita pelo presidente Lula
Presidente Lula passou por uma artroplastia e aproveitou a anestesia geral do procedimento para realizar uma blefaroplastia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma cirurgia no quadril e outra nas pálpebras na sexta-feira (29). O procedimento feito no quadril foi uma artroplastia, que envolveu a substituição da cartilagem desgastada por uma prótese. A cirurgia nas pálpebras, uma blefaroplastia, já era planejada, e foi feita aproveitando a anestesia geral da cirurgia principal.
Blefaroplastia: o que é?
Os olhos representam um dos primeiros indicativos do nosso envelhecimento. Já a partir dos 30 anos os primeiros sinais começam a aparecer, dando ao rosto um aspecto cansado e triste. Uma maneira de apagar e corrigir estes traços é através da blefaroplastia.
"Na blefaroplastia, o cirurgião faz a retirada do excesso de pele e das bolsas de gordura que dão um ar cansado e envelhecido ao olhar. Pode-se retirar da pálpebra superior ou inferior, com anestesia local ou anestesia local com sedação", explica o Dr. Rodrigo Mangaravite, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Como resultado, o procedimento rejuvenesce o rosto, tirando a sensação de peso e cansaço das pálpebras, deixando os olhos com um aspecto mais limpo. "A finalidade da cirurgia é eliminar a pele excedente, e as bolsas de gordura das pálpebras", afirma o médico.
Portanto, a blefaroplastia é uma alternativa para pacientes com excesso de pele e/ou gordura nas pálpebras, em que a pele das pálpebras superiores fica flácida e "cai", atrapalhando a visão, explica o Dr. Rodrigo. Além disso, o procedimento também tem indicação para casos em que as bolsas de gordura das pálpebras superiores e inferiores começam a ficar visíveis por causa da flacidez da pele.
De acordo com o médico, a cirurgia de blefaroplastia dura em torno de uma hora e meia. Os pontos são retirados depois de três a cinco dias.