Bolsonaro está 'orientado e sem dor', diz boletim médico
Antes de ser levado a hospital no RN, ex-presidente sentiu dores e passou mal
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou de sentir dores na manhã desta sexta-feira, 11, de acordo com o boletim médico emitido pelo Hospital Rio Grande, em Natal (RN) onde ele está internado. Bolsonaro deu entrada na unidade por volta das 11h15, depois de ser transferido do Hospital de Santa Cruz, no interior do estado.
De acordo com o boletim, o paciente apresentou-se com quadro de distensão abdominal e dor e foi prontamente atendido pela equipe clínica e cirúrgica do hospital. O atendimento ao ex-presidente é coordenado pelo médico Hélio Barreto. Os cardiologistas Álvaro Barros, Marcelo Cascudo e Madson Vidal também compõem a equipe hospitalar, que está sob direção médica de Luiz Roberto Fonseca.
"Sem evidência de cirurgia para o momento", afirmou Fonseca em vídeo publicado numa rede social do hospital.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Bolsonaro segue hospitalizado, com parâmetros vitais estáveis, diz o documento. Ele recebe hidratação venosa, profilaxia antibacteriana e ainda realiza exames laboratoriais complementares. Nas próximas horas, está programada a realização de exames de imagem com contraste, para melhor avaliação do quadro clínico.
"No momento, a condução do caso permanece. O paciente está clinicamente orientado e sem dor após analgesia (alívio da dor com remédios, sem alterar o nível de consciência do paciente) e, a depender dos resultados dos exames de imagem, será discutida, em comum acordo com a família, a necessidade de eventual remoção para outros centros especializados", explica o boletim.
O ex-presidente foi transferido numa aeronave da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, depois de sentir dores abdominais e passar mal. A informação foi confirmada ao Terra pelo cirurgião Antonio Luiz Macêdo, que cuida da saúde do político. Inicialmente, ele iria para o Hospital Walfredo Gurgel, mas foi levado em uma ambulância do SAMU da capital potiguar até o Hospital Rio Grande.
Em sua conta no X (antigo Twitter), o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, informou que Bolsonaro está lúcido.
"A princípio, meu pai, desde o início da manhã, vem sentindo fortes dores abdominais. Mesmo assim, iniciou suas atividades e, no percurso, não aguentando mais as dores, foi levado ao hospital de Santa Cruz (RN), onde foi avaliado com reflexos de aderências (consequências permanentes da facada que sofreu) e, então, foi sedado para exames. Agora, conforme fui informado, está acordado e lúcido, sendo transferido de helicóptero para Natal (RN), para uma unidade hospitalar com mais recursos", começou.
Na publicação, ele afirma não possuir "informações suficientes para falar com responsabilidade sobre o assunto". "Estou em contato com pessoas próximas para obter esclarecimentos sobre o quadro do velho. Mais uma vez, peço a todos orações e que torçam para que tudo dê certo. Logo mais, médicos passarão mais detalhes sobre o que está acontecendo", diz.
A princípio, meu pai, desde o início da manhã, vem sentindo fortes dores abdominais. Mesmo assim, iniciou suas atividades e, no percurso, não aguentando mais as dores, foi levado ao hospital de Santa Cruz (RN), onde foi avaliado com reflexos de aderências (consequências…
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) April 11, 2025