Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Botox: especialistas explicam como evitar desconforto ao sorrir

Ivete Sangalo reclamou de dificuldades para sorrir devido ao botox. Especialistas explicam como evitar esses desconfortos que fogem do comum

29 jul 2022 - 08h03
Compartilhar
Exibir comentários
Botox: especialistas explicam como evitar desconforto ao sorrir
Botox: especialistas explicam como evitar desconforto ao sorrir
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

A cantora Ivete Sangalo reclamou recentemente de sentir dores nas têmporas de tanto rir. Ela indicou que o problema seria causado pelo botox aplicado no rosto. Especialistas comentam que o procedimento pode causar esses desconfortos dependendo de onde ele é aplicado no rosto.

"Atualmente o botox tem sido aplicado em várias regiões do rosto, como por exemplo no queixo para projetar mais a região e tirar as marquinhas. O contorno facial tem sido utilizado, pois afina e alonga o rosto, e a musculatura nasal mantém o ângulo do nariz. Todos esses pontos juntos, podem dificultar o sorriso", afirma a Dra. Carla Góes, médica cirurgiã, especialista em dermatologia e rejuvenescimento.

De acordo com a especialista, é normal que o paciente faça um pouco de esforço para realizar movimentos simples, como sorrir, poucos dias após a aplicação do botox. Ela esclarece que eles devem diminuir com o passar do tempo e desaparecer totalmente em até 30 dias. 

É preciso ter cuidado

A Dra. Barbara Carneiro, especialista em dermatologia e em medicina estética, afirma que o limite de botox aplicado depende do bom senso do profissional. "A aplicação da toxina botulínica deve respeitar limites anatômicos. Se houver erro na aplicação ou movimentação inesperada de alguma unidade cosmética, a toxina pode atingir algum músculo indevido, dificultando o sorriso, ou provocando assimetrias", alerta.

A Dra. Carla destaca que o objetivo da toxina botulínica é dar um aspecto natural de rejuvenescimento. "O ideal é aplicarmos pequenas quantidades na região tratada, diluindo o relaxamento muscular e conferindo uma fisionomia relaxada e suave, mas sempre escolhendo a naturalidade", aponta. A dermatologista Barbara acrescenta: "as pessoas confundem muito botox com preenchimentos, mas o botox não causa volume e não aumenta os lábios", esclarece.

O botox tem um ótimo resultado se aplicado com cautela. "O ideal é que seja usado com cautela e utilizando pontos alternados para que a função dos músculos faciais possam ser mantidas", indica Carla. Ela complementa revelando que hoje há alternativas como o laser e a radiofrequência, que não precisam esperar 30 dias e exigem poucas aplicações.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade