Brasileira viraliza após mudar cor dos olhos: entenda o procedimento
Oftalmologista alerta sobre os riscos da queratopigmentação, procedimento feito por brasileira para mudar a cor dos olhos
Uma jovem brasileira viralizou no TikTok após se submeter a uma cirurgia para mudar a cor dos olhos. O procedimento, chamado de queratopigmentação, foi feito em Lausanne, na Suíça. No Brasil, a cirurgia tem indicação apenas para pessoas com cegas, nos casos em que a córnea está comprometida e a córnea recebe uma tatuagem para ficar semelhante a um olho saudável.
De acordo com a Dra. Juliana Lasneaux, médica oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos, a queratopigmentação é como uma tatuagem da córnea. "Por exemplo, a pessoa perdeu a visão de um olho e a córnea, que é a membrana transparente, ficou opaca. Com esse procedimento a gente faz uma tatuagem, um desenho dessa córnea branca para ficar parecido com o olho saudável, o olho contralateral", explica.
A profissional destaca que não há nenhuma indicação para mudar a cor de olhos saudáveis. Isso porque o procedimento pode resultar em infecções, úlcera da córnea e uveíte (inflamação dentro do olho, em casos mais graves). Além disso, o paciente pode ter ainda uma endoftalmite, uma inflamação que leva a perda geralmente definitiva da visão.
Vale destacar que a queratopigmentação é irreversível. Portanto, uma vez alterada a cor dos olhos, não é possível voltar atrás. "Não é um procedimento que a gente faz de rotina", reforça Juliana.
Segundo a oftalmologista, a maneira mais segura de mudar a cor do olho é usar a lente de contato colorida. "E aí você usa como se fosse uma lente de contato, só que ela tem cor. Também tem que ter os cuidados do uso da lente, mas nenhum procedimento cirúrgico tem indicação para mudar a cor do olho", ressalta.