Busca por nutricionista aumenta 41% no início do ano, aponta levantamento
Verão costuma ser marcado por uma maior preocupação das pessoas com o corpo devido às altas temperaturas, que exigem cuidados especiais
De acordo com dados levantados pelo GetNinjas, aplicativo para contratação de serviços no Brasil, a procura por nutricionista aumentou 41% de dezembro de 2023 para janeiro deste ano. Se você está se perguntando qual o motivo para esse número ter crescido tanto em apenas um mês, é bem possível que a resposta seja: a temporada de calor. Isso porque, durante o verão, é preciso ter uma atenção especial com o corpo e com a pele por conta das altas temperaturas - e a alimentação, é claro, contribui muito com esses cuidados.
Cleonice Pereira, nutricionista que atende pelo GetNinjas, afirma que uma alimentação de qualidade contribui não só para uma rotina mais saudável, como também para manter a pele saudável e bem cuidada em uma estação tão desafiadora.
"O uso de protetor solar e o consumo regular de água são práticas comuns - e essenciais -, mas há uma abordagem muitas vezes negligenciada: a alimentação saudável", ela afirma.
"Uma alimentação balanceada é fundamental para nutrir as células do corpo. Se fizermos apenas algumas mudanças simples na dieta, podemos melhorar muito a condição da pele e postergar o aparecimento de sinais causados pela idade", completa.
Pensando nisso, a nutricionista indicou sete alimentos que você deveria adicionar à sua rotina, especialmente no verão, para cuidar da pele durante os dias mais quentes.
Alimentos para consumir no verão, segundo nutricionista
Abacate
Fonte de vitaminas E, C e antioxidantes, o abacate ajuda na hidratação e brilho da pele.
Melancia
Rica em vitamina e minerais, como A, C e B6, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro, a melancia contribui também para a hidratação de todos os órgãos. Lembrando que a pele é o maior órgão do corpo.
Amora
A fruta devolve o aspecto sadio da pele, pois é riquíssima em antioxidantes que combatem os radicais livres - responsáveis por danificar as células e causar sinais de envelhecimento.
Linhaça
A ação positiva que a linhaça causa na saúde intestinal afeta diretamente a pele. Além disso, o ômega 3 presente no alimento é um forte colaborador na sustentação da pele e do sistema imunitário. "O consumo regular dessa semente maravilhosa, rica fonte de ômega 3, deixa a pele mais hidratada, suave e com um tônus firme", explica Cleonice.
Maçã
Além de ser um alimento quase completo, que cuida da saúde ocular e previne várias patologias, inclusive vários tipos de câncer, ela também é excelente para ajudar as células na restauração e proteção contra o envelhecimento precoce.
Cenoura
Além de ser um dos alimentos mais ricos em betacaroteno - potente antioxidante responsável por sua cor alaranjada -, a cenoura é fonte poderosa de fibras e minerais, como fósforo, potássio, cálcio e sódio, vitamina A, B2, B3 e C. Todos esses nutrientes são responsáveis por manter o bom estado da pele e das mucosas e contribui para a cor saudável da pele, podendo ser usada de várias formas: cruas, cozidas ou em sucos.
Manga
Responsável pelo rejuvenescimento, a fruta é fonte de vitamina e também é rica em antioxidantes. Além de combater os radicais livres, a manga é capaz de regenerar a cútis, evitando rugas, linhas de expressão e remover as toxinas existentes no organismo.
Além da seleção destes sete alimentos, Cleonice destaca a relevância das oleaginosas, como castanha de caju, amêndoas, coco e castanha do Pará. Estas são alimentos ricos em minerais e gorduras saudáveis, que melhoram a elasticidade e combatem infecções, além de fornecerem colágeno de forma mais biodisponível para a pele.