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Busca por Ozempic cresce 300% na internet em 2024, diz estudo

Outros medicamento desenvolvidos para o tratamento de diabetes, mas usados para emagrecer, também despertaram interesse dos brasileiros

15 jun 2024 - 06h15
(atualizado às 13h56)
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Resumo
Apenas em abril deste ano, o termo “Ozempic” foi pesquisado 1,5 milhão de vezes, um crescimento de 307,6% em comparação ao mesmo período de 2023.
Foto: Reprodução

Nos últimos anos, o Ozempic, medicamento da Novo Nordisk originalmente desenvolvido para tratar o diabetes tipo 2, tornou-se uma verdadeira febre entre as pessoas que buscam emagrecer. De acordo com um estudo da plataforma DrFirst, as prescrições do remédio aumentaram 150% entre dezembro de 2022 e junho de 2023, evidenciando a crescente demanda como ferramenta de emagrecimento. E, segundo uma nova pesquisa divulgada pela Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, o interesse dos brasileiros pela medicação continua em alta em 2024.

Apenas em abril deste ano, o termo “Ozempic” foi pesquisado 1,5 milhão de vezes, um crescimento de 307,6% em comparação ao mesmo período de 2023. Além disso, “Ozempic preço” contou com 246 mil buscas, registrando um aumento de 1.259,1%. 

Mas o medicamento não é o único do segmento que está chamando a atenção da população nacional. O Mounjaro, do laboratório Eli Lilly and Company, teve um crescimento absurdo de 351.328,6% nas pesquisas, saltando de 70 buscas em abril de 2023 para 246 mil no mesmo mês de 2024. Outro nome que chamou a atenção foi Wegovy, também da Nova Nordisk, que saiu de 1,3 mil buscas para 74 mil (+5.592,3%).

"É importante destacar que o aumento nas pesquisas online sobre esses medicamentos não significa necessariamente que mais prescrições estão sendo feitas por médicos. Com a popularidade dessa nova fórmula, muitas pessoas acabam buscando por conta própria. Por isso, é importante sempre buscar por informações verdadeiras e conteúdos de qualidade para tomar melhores decisões com melhores informações”, explica Erich Casagrande, líder de marketing da Semrush no Brasil. 

No estudo, a empresa também monitorou como está o interesse dos brasileiros por medicamentos específicos para emagrecer ou para outras funcionalidades, além de fórmulas consideradas naturais. Sibutramina, indicada para o tratamento da obesidade em adultos com IMC maior que 30 Kg/m², teve 301 mil buscas em abril deste ano (+82,4%); Bupropiona, fármaco utilizado principalmente para o tratamento da depressão e do tabagismo, contou com 246 mil buscas (+49,1%); Spirulina, suplemento dietético obtido a partir de cianobactérias, teve 110 mil pesquisas (21,5%).

Outros termos relacionados a perda de peso que também registraram aumento foram: “dieta para emagrecer”, que teve 90,5 mil buscas em abril de 2024 (+22,3%) e “chá para emagrecer”, com 74 mil pesquisas (+22,3%). Apesar de não ter tido um aumento nas buscas, “alimentação saudável” contou com 110 mil pesquisas no último mês. 

Casagrande finaliza: "A partir desses números, conseguimos analisar que o interesse por Ozempic, por exemplo, foi 1.263,64% maior do que a busca por uma alimentação saudável. Essa tendência indica que muitas pessoas preferem soluções rápidas em vez de investir em hábitos alimentares saudáveis que proporcionam benefícios duradouros. É fundamental promover informações sobre a importância de uma abordagem equilibrada e sustentável para a saúde e o bem-estar".

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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