Cabeça de Ozempic? Rosto pode não acompanhar rápido emagrecimento do corpo
Termo se popularizou após vídeo da cantora Mari Fernandez; médico endocrinologista explica mudanças na aparência após o emagrecimento rápido
Uso de medicamento para perda de peso rápida pode levar a uma imagem desproporcional do rosto em relação ao corpo, visto nos últimos dias nas redes sociais. O Ozempic é um medicamento usado nesse tratamento e o especialista Rodrigo Neves explica quais os motivos dessa aparência.
O termo “cabeça de Ozempic” se popularizou nos últimos dias nas redes sociais. Internautas notaram que alguns artistas apresentavam uma imagem desproporcional do rosto em relação ao corpo que ficou mais magro em um curto período de tempo.
esse povo tem q parar de usar ozempic pic.twitter.com/9AgRb95JA0
— cassie (@thxpxtt) March 25, 2024
O Ozempic é um medicamento usado no tratamento de diabetes tipo 2, que se popularizou no mundo por promover uma rápida perda de peso, reduzindo o apetite de quem faz seu uso.
O Terra conversou com o médico Rodrigo Neves, pós-graduado em endocrinologia, que explica como o emagrecimento rápido pode resultar em uma aparência desproporcional entre a cabeça e o corpo.
De acordo com o especialista, medicamentos que promovem a rápida perda de peso modificam a regulação hormonal, o que influencia a forma como a gordura é armazenada e queimada pelo corpo.
“No entanto, esses medicamentos não direcionam a perda de gordura para áreas específicas do corpo. A perda de gordura facial pode ocorrer, mas pode não ser tão rápida ou perceptível quanto em outras partes do corpo, dependendo da fisiologia individual”, explica.
Além disso, a pele do rosto pode ter diferentes taxas de ajuste à perda de gordura subjacente, o que pode afetar a percepção de mudança. A distribuição de gordura também pode variar amplamente entre indivíduos, devido a fatores genéticos, hormonais e de estilo de vida.
O médico conta que a pele pode levar tempo para se ajustar à nova estrutura corporal, especialmente após a perda de peso significativa. Isso pode contribuir para a percepção de desproporção se a pele do rosto ou do corpo parecer frouxa ou não ajustada ao novo contorno corporal.
Algumas famosas como Kylie Jenner, Sharon Osbourne e Christina Aguilera também já foram alvo de opiniões sobre o uso de medicamentos alterarem a fisionomia. Destas, apenas Osbourne admitiu usar o medicamento.
“É importante lembrar que a perda de peso e as mudanças corporais variam consideravelmente de pessoa para pessoa. A discussão sobre qualquer plano de perda de peso ou uso de medicamentos para este fim deve ser feita com profissionais de saúde, que podem oferecer orientações baseadas no histórico de saúde individual, objetivos e possíveis riscos”, recomenda o especialista.