Cabelo forte e sedoso: 7 ativos naturais para tratar os fios
Farmacêutico naturopata aponta os sete ativos naturais com maior poder de regeneração e cuidado do cabelo. Confira lista para tratar os fios
Com uma rotina atribulada e a correria do dia a dia, não é todo mundo que consegue manter uma rotina de cuidados com o cabelo. No entanto, quem consegue dedicar um tempo para nutrir os fios têm preferido utilizar produtos de origem orgânica. Segundo o British Beauty Council, o mercado global de beleza natural deve chegar ao valor de R$ 122 bilhões até 2024.
Preferência por produtos naturais
Essa mudança surge da preocupação com os impactos ambientais. Por isso, a indústria da cosmetologia vem apresentando cada vez menos produtos derivados de petróleo, uma vez que o público está evitando adquirir shampoos e outros cosméticos que tem em sua composição elementos com petrolatos (silicone, parafina líquida, óleo mineral, vaselina e outros).
"A preocupação com produtos naturais que não causam impactos ambientais negativos é muito latente, principalmente com os recentes eventos climáticos que vemos enfrentando. Pensar em produtos naturais é se preocupar com a saúde e o bem-estar pessoal e ambiental", expõe Jamar Tejada, farmacêutico naturopata e fundador da Che Figo.
Os petrolatos, além de serem compostos gordurosos, podem ser prejudiciais à natureza e também dar uma falsa sensação de saúde aos fios. Por outro lado, os ativos derivados de plantas podem auxiliar no crescimento do cabelo e possibilitar um couro cabeludo mais saudável, explica Jamar.
"Produtos naturais não mascaram os fios, já os derivados do petróleo sim. O silicone, por exemplo, é um produto denso. Com o uso frequente, ele obstrui os poros da fibra capilar, impossibilitando que o cabelo respire e dificultando a penetração dos ingredientes ativos naturais que depositamos. Causando o enfraquecendo, a fragilidade e quebrando o fio", afirma.
Ativos naturais indicados para o cabelo
O farmacêutico naturopata aponta as plantas mais utilizadas para o tratamento dos frios:
1 - Alecrim
"O óleo essencial de alecrim é eficiente no crescimento dos fios. Ele deve ser diluído em óleo vegetal ou em tônicos e atua estimulando a circulação sanguínea, além de controlar o excesso de oleosidade na raiz, agindo como adstringente e anti-inflamatório. Essa substância geralmente está presente em shampoos detox", explica o especialista.
2 - Urtiga
Além de bactericida, essa planta atua no bloqueio da produção de DHT (Di-hidrotestosterona), principal responsável pela queda do cabelo, pontua Jamar. "Pode não estimular novos crescimentos, mas age contra a queda enquanto ajuda a restaurar a balança de hormônios que produzem novos fios. Ela está presente em séruns, tônicos e produtos antiqueda", completa.
3 - Ginkgo Biloba
"Essa antiga e poderosa planta utilizada há vários anos pelos orientais estimula a circulação sanguínea nos folículos capilares, estimulando novo crescimento. Pode ser utilizada como chá ou na forma de cápsulas. É muito positiva para pessoas que sofrem com deficiências que afetam os folículos capilares", informa o farmacêutico.
4 - Gengibre
Essa raiz tão popular possui muitos benefícios. Inclusive, na medicina Ayurveda é utilizada para tratar a queda dos fios. O gengibre possui magnésio, potássio, fósforo e vitaminas que nutrem os folículos capilares, estimulando a força e o crescimento, explica o naturopata. "Ele também tem propriedades bactericidas, fungicidas e anti-inflamatórias, agindo no controle de caspa e consequentemente reduzindo o risco de queda", acrescenta.
A natureza tem diversas opções para os fios
5 - Babosa
A Aloe Vera, mais conhecida como babosa, é a planta mais famosa do mundo quando se fala em tratamento capilar. Além disso, ela acelera o processo de cicatrização da pele e oferece uma super hidratação. A mucilagem da babosa (gel) pode ser aplicado diretamente na raiz para reposição hídrica e equilíbrio do pH, explica Jamar.
"A planta está presente em produtos detox (como shampoos) além de hidratantes, umectantes, condicionadores e outros. Ela contém íons minerais ricos em cálcio, magnésio, polifenólico, o que estimula a produção de colágeno. Além disso, a babosa é rica em sais minerais e água, que ajudam a fortalecer o cabelo, deixando-o menos frágil, diminuindo a caspa e a queda, melhorando a textura e o volume dos fios", esclarece.
6 - Óleo de coco
O óleo de coco contém ácido láurico e vitaminas, o que promove hidratação, nutrição e regeneração do cabelo. Além disso, diminui o frizz, reduz as pontas duplas, melhora a circulação sanguínea, previne quebra e ressecamento e tem propriedades antibacterianas. O óleo também forma uma camada protetora nos fios, explica o naturopata.
7- Mamona
É da semente da mamona que se extrai o famoso óleo de rícino, muito popular na forma de laxante, mas com ação direta no crescimento capilar. Isso porque este óleo é rico em ácido ricinoléico, uma bactericida e fungicida que combate infecções, o que geralmente impede o crescimento capilar. "Embora a aplicação de óleo de rícino na pele seja considerada segura para a maioria das pessoas, ele pode causar uma reação alérgica em alguns indivíduos, por isso não é recomendado para gestantes e lactantes", alerta o especialista.