Script = https://s1.trrsf.com/update-1727184466/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cafeína como estimulante?

Os esportistas podem encontrar nesse ingrediente um incentivo para aumentar a performance Uma pesquisa publicada no jornal Medicine & Science in Sports & Exercise apontou que a cafeína é altamente estimulante e pode gerar resultados positivos para quem quer aumentar a performance na prática de qualquer atividade física. Para a nutricionista e consultora técnica da […]

24 set 2024 - 16h56
Compartilhar
Exibir comentários

Os esportistas podem encontrar nesse ingrediente um incentivo para aumentar a performance

Uma pesquisa publicada no jornal Medicine & Science in Sports & Exercise apontou que a cafeína é altamente estimulante e pode gerar resultados positivos para quem quer aumentar a performance na prática de qualquer atividade física.

Os esportistas podem encontrar nesse ingrediente um incentivo para aumentar a performance
Os esportistas podem encontrar nesse ingrediente um incentivo para aumentar a performance
Foto: Revista Malu

Para a nutricionista e consultora técnica da Desinchá, Andryely Pedroso, o ingrediente estimula o sistema nervoso central, que age no cérebro com o efeito contrário à adenosina (neuromodulador com efeito relaxante). "A cafeína aumenta o estado de alerta, desempenho físico e cognitivo. Também reduz a percepção de esforço nos exercícios físicos e melhora o foco e concentração na rotina", explica.

Recomendação da cafeína

A cafeína é uma substância absorvida de forma rápida e eficiente, e pode alcançar o pico de concentração na corrente sanguínea entre 15 a 120 minutos após a sua ingestão, de acordo com pes-

quisas do The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness. "Recomendo consumir a cafeína entre 30 a 90 minutos antes dos exercícios físicos, mas é importante evitar no final da tarde e à

noite, pois o efeito da cafeína pode durar muitas horas para algumas pessoas, e pode prejudicar o descanso durante o sono", aponta a nutricionista.

Além disso, algumas evidências mostram que a ingestão de altas doses da substância, cerca de 10 a 15mg/kg de peso corporal, pode causar efeitos colaterais, como ansiedade, tremores, tensão muscular crônica, insônia, irritabilidade, náuseas e desconforto gastrintestinal. "O consumo de cafeína não é indicado para crianças, gestantes, lactantes, pessoas com distúrbios do sono, ansiedade e gastrite", acrescenta.

E os outros suplementos?

No mercado existem várias opções de suplementos para as expectativas e gosto de cada um. "Para o efeito estimulante, a cafeína é um dos suplementos com maior número de evidências científicas que comprovam o seu efeito ergogênico no organismo. Porém, para algumas pessoas, o consumo de cafeína pode ser contraindicado", indica Andryely. O profissional ainda recomenda que as pessoas busquem acompanhamento de um nutricionista antes de utilizar qualquer suplemento alimentar.

Outro suplemento com efeito estimulante que pode proporcionar benefícios semelhantes à cafeína no organismo é o aminoácido taurina, derivado do metabolismo da cisteína. "A suplementação com este aminoácido pode melhorar o desempenho nos exercícios físicos e melhorar a recuperação muscular pós-treino", finaliza.

Revista Malu Revista Malu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade