Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Calvície: como tratar e prevenir a queda de cabelo em homens

Especialista explica como adotar estratégias eficazes de tratamento e prevenção que podem fazer toda a diferença

29 jul 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
A queda de cabelo pode ser favorecida desde fatores genéticos até questões hormonais e ambientais
A queda de cabelo pode ser favorecida desde fatores genéticos até questões hormonais e ambientais
Foto: Freepik

O avanço dos procedimentos estéticos para o público masculino voltados à aparência dos cabelos mostra como a queda dos fios é uma preocupação crescente entre homens de todas as idades, afetando não apenas a aparência, mas também a autoestima e a qualidade de vida.

Para entender as causas e saber como adotar estratégias eficazes de tratamento e prevenção, o Terra Você conversou com o biomédico mestre em medicina estética, Thiago Martins

Ele explica que, a causa mais comum da queda de cabelo é a alopecia androgenética, ligada à genética e aos hormônios androgênicos e que tem como característica a miniaturização progressiva dos folículos capilares.

O eflúvio telógeno também é uma das causas e é desencadeado por fatores como estresse, cirurgia, doenças graves ou deficiências nutricionais e resulta em uma queda temporária e difusa de cabelo.

Já a alopecia areata, é uma doença autoimune que provoca queda de cabelo em áreas específicas do couro cabeludo.

“Existem também outros motivos que causam a queda de cabelo em homens, como infecções fúngicas, doenças sistêmicas como lúpus, e efeitos colaterais de medicamentos”, completa o biomédico.

8 dicas para diminuir a queda de cabelo 8 dicas para diminuir a queda de cabelo

Tratamentos

O especialista conta que os tratamentos podem ser feitos com medicamentos tópicos, como o uso do Minoxidil, que é um vasodilatador que prolonga a fase anágena do ciclo capilar e é amplamente utilizado. Medicamentos sistêmicos e tratamentos avançados também podem ajudar. 

O profissional também cita como opção a terapia com plasma rico em plaquetas, que consiste em injeções de PRP no couro cabeludo, que estimulam o crescimento capilar através de fatores de crescimento, além do laser de baixa intensidade, que são dispositivos que emitem luz de baixa intensidade para estimular os folículos capilares. 

“O transplante capilar, que envolve cirurgia e folículos capilares são transplantados de áreas doadoras para áreas afetadas pela alopecia e algumas técnicas modernas como FUE (Follicular Unit Extraction) e FUT (Follicular Unit Transplantation) oferecem resultados naturais”.

Apesar dos tratamentos, o especialista destaca que é fundamental haver mudanças na dieta, com uma nutrição balanceada e rica em proteínas, vitaminas (especialmente biotina, vitamina D) e minerais (ferro, zinco), que são essenciais para a saúde capilar.

Em casos de deficiências nutricionais, suplementos específicos podem ser indicados.

5 alimentos com biotina, que previne a queda de cabelo 5 alimentos com biotina, que previne a queda de cabelo

Outros fatores que são muito importantes é tentar reduzir ao máximo o estresse e evitar uso excessivo de produtos químicos, calor excessivo e traumas mecânicos como forma de prevenir danos aos folículos capilares.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade