Câncer de tireoide: entenda a doença de João Neto
Cantor sertanejo, que faz dupla com Frederico, revelou, na última quarta-feira, 16, que está com câncer de tireoide
Com um vídeo publicado nas redes sociais na última quarta-feira, 16, João Neto, que faz dupla com Frederico, comunicou que está com um câncer de tireoide. A descoberta da doença, de acordo com o sertanejo, foi em dezembro do ano passado, após a realização de exames de rotina.
O anúncio do câncer de tireoide foi uma maneira encontrada por João Neto para conscientizar seus fãs sobre a importância de realizar exames de rotina. "Decidi compartilhar com vocês esse meu momento. É uma doença silenciosa, nunca senti absolutamente nada e gostaria de deixar um alerta a todos para se cuidarem. Façam exames de rotina, é muito ruim ser pego de surpresa como eu fui", disse o cantor.
Ver essa foto no Instagram
O que é, causas e prevenção do câncer de tireoide
A tireoide é uma glândula situada na altura do pescoço, que tem a função de produzir hormônios fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), esse tipo de tumor é o mais comum da região da cabeça e pescoço e afeta três vezes mais as mulheres do que os homens.
Entre as principais causas do câncer de tireoide estão a exposição à irradiação - como radioterapia - no pescoço, mesmo em baixas doses; histórico familiar da doença e uma alimentação pobre em iodo - mineral encontrado em peixes, ovos e queijos. A prevenção, assim como a maioria dos tumores, passa por um estilo de vida saudável, com a prática de atividades físicas regulares, uma dieta balanceada e o controle do peso corporal.
Principais sintomas
- Nódulo no pescoço, às vezes crescendo rapidamente;
- Inchaço no pescoço;
- Dor na parte anterior do pescoço, às vezes, irradiando para a região dos ouvidos;
- Rouquidão ou outras alterações na voz que não desaparecem;
- Dificuldade para engolir;
- Problemas respiratórios;
- Tosse constante.
Detecção precoce e tratamento
Apesar dos sintomas do câncer de tireoide serem bem característicos, quando eles começam a aparecer, geralmente, é porque a doença já alcançou um estágio mais avançado. E, dessa maneira, o tratamento pode ser comprometido. Por isso, é fundamental realizar consultas e exames de rotina para detectar um possível tumor ainda no início. Com isso, a chance de cura aumenta significativamente.
Além de cirurgia para retirada - total ou parcial - dos nódulos, o tratamento do câncer de tireoide também pode incluir uma complementação terapêutica de iodo.
Fonte: INCA (Instituto Nacional de Câncer).