Câncer de tireoide: entenda a doença vencida por Carla Diaz
Atriz segue na "Dança dos Famosos" após rumores de saída do reality
Carla Diaz segue na disputa para ser campeã da "Dança dos Famosos 2023", que está sendo transmitida no "Domingão do Huck" da Globo. No mês de abril, a atriz teve que esclarecer rumores sobre uma possível saída do reality, com boatos de que seu câncer de tireoide havia voltado.
Na época, a atriz e ex-BBB estava com gastroenterite e revelou que as fofocas se tratavam de manchetes antigas, de quando Carla Diaz ainda estava batalhando contra o câncer, lá em 2020.
Mas, afinal, qual é o câncer vencido por Carla Diaz?
A tireoide é uma glândula situada na altura do pescoço. Sua principal função é produzir hormônios fundamentais para o bom funcionamento do organismo. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), esse tipo de tumor é o mais comum da região da cabeça e pescoço e afeta três vezes mais as mulheres do que os homens.
Entre as principais causas do câncer de tireoide estão a exposição à irradiação - como radioterapia - no pescoço, mesmo em baixas doses; histórico familiar da doença e uma alimentação pobre em iodo - mineral encontrado em peixes, ovos e queijos. A prevenção, assim como a maioria dos tumores, passa por um estilo de vida saudável, com a prática de atividades físicas regulares, uma dieta balanceada e o controle do peso corporal.
Quais são os principais sintomas?
- Nódulo no pescoço, às vezes crescendo rapidamente;
- Inchaço no pescoço;
- Dor na parte anterior do pescoço, às vezes, irradiando para a região dos ouvidos;
- Rouquidão ou outras alterações na voz que não desaparecem;
- Dificuldade para engolir;
- Problemas respiratórios;
- Tosse constante.
Como tratar o câncer de tireoide?
Apesar dos sintomas do câncer de tireoide serem bem característicos, quando eles começam a aparecer, geralmente, é porque a doença já alcançou um estágio mais avançado. E, dessa maneira, o tratamento pode ser comprometido. Por isso, é fundamental realizar consultas e exames de rotina para detectar um possível tumor ainda no início. Com isso, a chance de cura aumenta significativamente.
Além de cirurgia para retirada - total ou parcial - dos nódulos, que foi a solução encontrada por Carla Diaz, o tratamento do câncer de tireoide também pode incluir uma complementação terapêutica de iodo.
Fonte: INCA (Instituto Nacional de Câncer) e Saúde em Dia