Câncer é um dos fatores de risco para embolia pulmonar, que afeta vocalista do Molejo
Anderson Leonardo está internado e quadro é estável, mas condição é grave; assessoria do artista pede orações
O cantor Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, está com embolia pulmonar. O diagnóstico foi confirmado pela assessoria da banda nesta segunda-feira (11).
Em nota publicada nas redes sociais do grupo, a equipe explica que "uma revisão médica e novos exames mais específicos" atualizaram o quadro — antes disso, a avaliação era de que Anderson estava com pneumonia. Apesar do novo diagnóstico, a situação do artista é estável.
Outros detalhes ainda não foram divulgados, mas Anderson também está em tratamento contra um câncer nos testículos. A doença é um dos fatores de risco para a embolia, junto a imobilidade prolongada, cirurgias extensas, reposição hormonal, tabagismo, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), Covid-19, distúrbios de colágeno do sangue, entre outros problemas.
O que é embolia pulmonar?
Segundo o Hospital Albert Einstein, a doença, também conhecida como tromboembolismo pulmonar, ocorre quando um coágulo de sangue em uma das veias das pernas ou da pelve se rompe e, com isso, bloqueia um vaso do pulmão. Esse bloqueio impede a passagem de sangue e provoca sintomas, como dor no peito e falta de ar.
Por conta disso, é considerada uma doença grave. Órgãos de todo o corpo podem ser afetados, já que a quantidade de oxigênio no sangue diminui.
Qual o tratamento para embolia pulmonar?
Como a doença é grave, o atendimento precisa ser emergencial. O paciente será tratado com medicamentos e/ ou intervenção cirúrgica. A avaliação fica a cargo da equipe médica.