Cantor do Molejo trata agora câncer nos testículos; entenda
Anderson Leonardo recebeu diagnóstico de câncer inguinal em outubro de 2022; doença se espalhou para outras regiões e agora afeta testículo
Com câncer, o vocalista do Molejo, Anderson Leonardo, voltou a ser internado após o Carnaval. O músico ainda segue tratando um câncer nos testículos, descoberto em 2023. Antes, porém, ele já havia sido diagnosticado com câncer inguinal, um tipo raro da doença que pode afetar a região do pênis.
Ele recebeu o primeiro diagnóstico em outubro de 2022, e chegou a comemorar a cura da doença meses depois. Porém, pouco depois, o problema avançou para outras regiões íntimas e ele foi informado de que estava com câncer nos testículos.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o Inca, o tumor de testículo corresponde a 5% do total de casos da doença entre os homens. Descubra mais informações da doença.
Sintomas
Ainda de acordo com o Inca, nos casos sintomáticos (já que muitas vezes a doença é diagnosticada apenas durante a realização de exames para outros problemas de saúde), o paciente pode apresentar:
- Nódulo ou inchaço no testículo;
- Crescimento ou dor na mama;
- Puberdade precoce;
Nos casos mais graves, o paciente também pode apresentar dor na parte inferior das costas, falta de ar, dor torácica, dor abdominal, ou dores de cabeça.
Anderson apresentou inchaço no testículo. Em entrevista, o artista relatou uma situação desconfortável vivida, quando uma fã notou o inchaço na região da virilha e questionou se ele estava com uma ereção.
“Eu ficava tentando puxar a camisa. Mas agora estou usando uma camisa mais longa. Comecei a ficar preocupado com isso. Cheguei no camarim e comecei a chorar. É fod* para mim”.
Qual é o tratamento?
Como explica o Inca, o primeiro passo é realizar uma biópsia para descobrir se o tumor é ou não um câncer. Em casos positivos, o testículo afetado é extraído ou parcialmente, ou totalmente. Depois, o paciente pode ter que continuar fazendo tratamento com radioterapia ou quimioterapia.
Anderson Leonardo começou a se sentir mal depois de um show e precisou ser hospitalizado no dia 27 de fevereiro. "Ele teve um quadro de fortes dores, e por conta disso a junta médica optou pela internação para tratamento. Infelizmente ainda não temos informações exatas, estamos aguardando o resultado dos exames que foram feitos", contou Andreia Assis, assessora de Anderson, em nota à Quem, que confirmou que o cantor ainda está em processo de remissão do câncer. Ele havia passado por uma sessão de radioterapia uma semana antes.