Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cardiologista alerta para 5 doenças que a pressão alta pode provocar

Entenda como o problema interfere no bem-estar e na qualidade de vida do paciente. Pressão alta precisa de tratamento

3 jul 2022 - 11h00
Compartilhar
Exibir comentários
Pressão alta pode indicar problemas graves
Pressão alta pode indicar problemas graves
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição que prejudica a circulação sanguínea, impedindo que o coração e os outros órgãos recebam a oxigenação adequada. Por esse motivo, o problema tem potencial para provocar inúmeras complicações de saúde pelo organismo e até mesmo doenças mais graves.

A pressão alta, quando não é tratada corretamente logo de início também pode se transformar em um problema crônico, que oferece sérios riscos para a saúde do paciente. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos.

Por isso, é fundamental realizar consultas e exames periódicos para identificar possíveis problemas o quanto antes. Além disso, apostar em um estilo de vida saudável, com a prática regular de atividades físicas e uma alimentação balanceada é uma das melhores maneiras de prevenir casos de pressão alta.

Para esclarecer ainda mais sobre os riscos que a hipertensão pode provocar, o médico cardiologista, Dr. Roberto Yano, separou cinco problemas e doenças que podem se desenvolver em pessoas que possuem a pressão alta. Confira:

1 - Infarto

"A pressão alta é o principal fator de risco para o infarto. Esse excesso de pressão sobre a parede do coração dificulta o seu pleno funcionamento, podendo ocorrer dificuldade na contração e no relaxamento do músculo cardíaco. Além disso, quando a hipertensão não é tratada adequadamente, ao longo dos anos, as artérias coronárias são fragilizadas e lesionadas, ocorrendo o acúmulo de gordura no subendotélio, o que pode resultar no temido infarto agudo do miocárdio", adverte o Dr. Yano.

2 - Derrame cerebral (ou acidente vascular cerebral - AVC)

"Da mesma maneira que a pressão alta lesiona as artérias do coração, ela pode também afetar as artérias cerebrais, provocando o AVC. Existe também uma arritmia específica que é a fibrilação atrial, que pode ocorrer devido à pressão alta. Essa arritmia, potencialmente grave, pode gerar coágulos dentro do coração que, ao se desprenderem e entupirem alguma artéria cerebral, resultam em derrames cerebrais ainda mais graves", explica o cardiologista.

3 - Insuficiência cardíaca

"A pressão alta dificulta o batimento natural do nosso coração, exigindo que o ele faça mais força do que deveria. Com o passar do tempo, isso provoca aumento de tamanho do órgão e o déficit no seu funcionamento. Como consequência, o coração fica fraco, ou seja, com insuficiência cardíaca", afirma o médico.

4 - Insuficiência renal

"A pressão alta sobrecarrega e enfraquece os rins. Assim como rins fracos descontrolam a pressão arterial. Isso gera um ciclo vicioso, que se não tratado, pode levar à perda renal e necessidade de diálise", alerta o especialista.

5 - Arritmia cardíaca

De acordo com o Dr. Yano, a arritmia cardíaca é outra condição, potencialmente grave, que pode ser provocada pela pressão alta. O descompasso de ritmo nos batimentos do coração, decorrente da hipertensão, costuma ser perigoso. Principalmente entre os pacientes que evoluíram para quadros de insuficiência.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade