Cavalinha: para que serve? Conheça os benefícios
A cavalinha (Equisetum arvense) é uma planta medicinal conhecida por suas propriedades diuréticas, ajudando na eliminação de líquidos, o que pode ser útil em casos de retenção hídrica e inchaço.
"Também é rica em silício, importante para a saúde da pele, unhas, cabelos e ossos. De uma maneira geral, essa planta apresenta ação anti-inflamatória e antioxidante", explica a Dra. Isolda Prado, médica nutróloga, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.
Apesar de ser uma planta natural, gestantes, lactantes, crianças, pessoas com insuficiência renal, pressão baixa ou que usam diuréticos ou medicamentos para pressão devem evitar o uso sem orientação médica.
"O uso prolongado e em excesso pode causar perda de eletrólitos, como potássio, o que pode levar a efeitos colaterais, como fraqueza muscular, câimbras e arritmias", alerta a médica.
Qual é a melhor forma de consumo?
A forma mais comum e segura é o chá da planta seca, preparado por infusão. Também pode ser encontrada em cápsulas ou extratos líquidos.
"A dose deve ser orientada por profissional de saúde, mas geralmente se recomenda o uso por curtos períodos, com pausas. A cavalinha não deve ser usada como tratamento único, e sim como coadjuvante dentro de uma abordagem mais ampla de saúde, incluindo a utilização de medicamentos, quando prescrito por médico", conclui a especialista.