Células-tronco: Scooby fará tratamento após lesão no joelho
O ex-BBB rompeu parte dos ligamentos e precisará ficar um mês distante do surfe para realizar tratamento com células-tronco
Pedro Scooby, de 33 anos, precisará ficar afastado do mar durante um mês para fazer um tratamento com células-tronco após romper parte dos ligamentos do joelho. O surfista contou através do seu Instagram que se machucou enquanto praticava o esporte. Agora, o ex-BBB seguirá em repouso.
"Como pode a coisa que você mais ama te machucar? Mas é isso, ontem machuquei o ligamento do meu joelho surfando essa onda incrível que é Jaconé. O surf de ondas grandes é um esporte perigoso que exige atenção a todo momento. E calma, muita calma! Enfim… já já o joelho tá novo e eu de volta", postou Scooby em seu perfil na rede social.
Mais tarde, nos stories, o surfista disse que se trata de uma lesão simples, e sua temporada no WSL de ondas gigantes não está comprometida. A próxima etapa está prevista para começar em novembro, em Nazaré (Portugal). Scooby deve precisar de apenas um mês para se recuperar.
Tratamento com células-tronco
As células-tronco possuem a função de regenerar de forma constante os tecidos que formam nosso organismo. Elas surgem naturalmente em nosso corpo quando ainda somos meros embriões, mas tendem a perder a capacidade regenerativa com o passar dos anos.
A chave para evitar esse processo é a prática de atividades físicas regularmente. De acordo com um estudo produzido pela Universidade de Stanford, na Califórnia, realizar alguma prática esportiva constantemente ajuda a estimular o rejuvenescimento das células-tronco musculares e cardíacas.
Outro estudo, dessa vez brasileiro, reforça essa tese: segundo uma publicação divulgada pelo Instituto de Química da USP (Universidade de São Paulo), atividades regulares contribuem para a renovação dessas células no organismo e promovem uma recuperação muscular mais rápida, além de evitar lesões.
De acordo com o Dr. Nelson Tatsui, Diretor-Técnico do Grupo Criogênesis e Hematologista do HC-FMUSP, complicações no tecido cartilaginoso, como artrose e artrite podem ser minimizadas com a implementação do esporte na rotina dos pacientes. "As atividades físicas se configuram como aliadas da saúde, sendo benéficas ao sistema inflamatório e diminuindo as dores", explica.
Graças a esses benefícios, os tratamentos a base de células-tronco são frequentemente utilizados em atletas profissionais, como é o caso de Scooby. "Cada vez mais, e quando possível, os esportistas optam por procedimentos com células-tronco. Ela é segura e gera melhores resultados, o que possibilita o retorno aos treinos mais rapidamente", finaliza o hematologista.