Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cerdas duras limpam mais? Como escolher a escova de dente ideal

Cirurgião dentista te ensina como escolher a escova mais adequada para seus dentes

22 fev 2024 - 17h24
(atualizado às 17h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Para manter o sorriso saudável e bonito, um dos cuidados mais importantes, com certeza, é a escovação regular, que deve envolver o uso de fio dental e também de uma escova de dente de qualidade. Do tipo de cerdas ao tamanho do instrumento, cada detalhe conta para garantir que a limpeza seja feita de forma eficaz e adequada.

Saiba por quais motivos as escovas com cerdas macias são mais indicadas |
Saiba por quais motivos as escovas com cerdas macias são mais indicadas |
Foto: Mateus Andre/Freepik / Boa Forma

A seguir, o  Dr. Alexandre Ravani, cirurgião dentista e CEO e sócio fundador da PróRir, te ensina como escolher a escova de dente ideal. Confira!

Tipos de cerdas

Optar por cerdas macias ou médias é a recomendação para a maioria das pessoas, uma vez que elas são suaves e não danificam a gengiva ou o esmalte dental. Para alcançar áreas difíceis, como a dentição posterior, as de formato angular podem ajudar.

"As escovas de cerdas duras podem ser indicadas apenas para casos específicos, como pessoas com próteses dentárias, por poderem ser mais eficazes na remoção de resíduos alimentares e placa bacteriana do aparelho, e pessoas com necessidades especiais, podendo ser mais fácil de manusear para quem tem alguma limitação física. No entanto, mesmo nesses casos, é importante usar com cuidado e delicadeza", orienta o dentista.

Qual é o melhor tamanho?

Uma cabeça pequena é mais funcional para conseguir limpar todas as áreas da boca, principalmente se você tem dentes próximos uns dos outros. Além disso, sempre certifique-se de que o cabo da escova seja confortável e fácil de segurar.

De quanto em quanto tempo trocar?

A escova de dente deve ser trocada a cada três meses ou antes, se os filamentos estiverem desgastados. Após doenças infecciosas, também é necessário substituí-la, para evitar a reintrodução de microrganismos prejudiciais na cavidade oral.

"A limpeza adequada é primordial para manter um sorriso radiante. Certifique-se de escovar por pelo menos dois minutos, alcançando todas as superfícies da cavidade oral. Além disso, não subestime a importância das consultas regulares ao dentista. Marcar visitas periódicas ao profissional permitirá que ele avalie se suas escolhas de escovação estão alinhadas com suas necessidades específicas, contribuindo assim para a saúde bucal", ensina o Dr. Ravani.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade