Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chá verde destrói células cancerígenas, diz estudo

Um composto do líquido consegue acabar com as células ruins sem atacar as saudáveis

4 fev 2015 - 18h04
Compartilhar
Exibir comentários
<p>   </p>
Foto: iStock

O chá verde é sempre recomendado para uma qualidade de vida mais saudável, e dessa vez, foi descoberto um novo benefício do líquido. O chá também consegue destruir as células cancerígenas presentes no organismo. As informações são do Daily Mail.

Siga Terra Estilo no Twitter

Um componente do chá verde, chamado EGCG, destrói as células do câncer de boca sem atacar as células saudáveis. Espera-se que essa descoberta ajude em novos tratamentos orais do câncer e de outras doenças. 

Cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia estudaram a forma como o componente consegue rastrear a célula do câncer. Eles acreditam que o EGCG desencadeia um processo na mitocôndria (responsável pela produção de energia), que leva à morte da célula cancerigena. 

"O EGCG está fazendo algo para danificar a mitocôndria, e esse dano inicia um ciclo ainda mais danoso até que a célula sofra uma morte celular programada", explicou o professor Joshua Lambert. 

De acordo com o professor, o componente formaria espécies reativas de oxigênio dentro das células cancerígenas, o que danifica a mitocôndria, que, por sua vez, responde produzindo mais espécies reativas de oxigênio.

Essas espécies de oxigênio são responsáveis por controlar condições internas da célula, como a temperatura. Assim, quando há um aumento em sua quantidade, as estruturas celulares são danificadas. 

Enquanto isso, a célula cancerígena também reduz a expressão de genes antioxidantes e reduz ainda mais as suas defesas, sendo mais fácil destruí-la.

Quanto às células saudáveis, o componente parece aumentar sua capacidade de proteção.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade