Chocolate pode amenizar os sintomas da gripe: nutricionista explica como
Segundo a profissional, o consumo de pequenas porções do tipo amargo é capaz de contribuir com o sistema imunológico. Entenda!
Não dá para negar que, com a chegada dos dias frios, vem também a vontade de comer um chocolatinho ao maior estilo " confort food". Mas você sabia que o chocolate pode amenizar os sintomas da gripe, problema comum principalmente quando as baixas temperaturas aparecem?
Quem explica é Ana Costa, nutricionista e professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Boa Viagem. Segundo ela, esse alimento tão amado e presente na vida das pessoas é um aliado valioso para quem está gripado - em especial aqueles na versão amarga.
Como o chocolate pode amenizar os sintomas da gripe?
A principal explicação para o chocolate oferecer benefícios para a saúde de pessoas que estão gripadas é a alta presença de antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e, consequentemente, protegem o organismo de infecções e auxiliam na recuperação do quadro. Além disso, eles contribuem para o fortalecimento das defesas do organismo.
Ana explica que esse alimento também contém teobromina e cafeína, duas propriedades que podem ajudar a aliviar a congestão nasal e a dor de garganta. "Estudos mostram que, durante a gripe, o chocolate amargo possui mais benefícios do que o ao leite. Ele contém mais cacau e é rico em flavonoides antioxidantes, os quais têm efeito anti-inflamatório", aponta ela.
Embora, é claro, não substitua tratamentos médicos, o consumo de pequenas porções de chocolate amargo, dependendo do estado de saúde da pessoa, pode contribuir para uma recuperação mais agradável. Nesse caso, a nutricionista aponta que a quantidade ideal para um consumo benéfico é entre 20g e 30g.
"Bebidas à base de cacau e produtos de chocolate escuro com alto teor de cacau também oferecem benefícios semelhantes", ela ressalta. E finaliza: "Durante a gripe, é melhor evitar as opções com alto teor de açúcar e aditivos, pois podem causar irritação gástrica e outros efeitos adversos".