Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Colágeno: benefícios e como usar

O colágeno é encontrado em diferentes alimentos ou em suplementos e pode trazer vários benefícios para o corpo

20 ago 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Suplementos de colágeno em pó
Suplementos de colágeno em pó
Foto: iStock

O colágeno está presente no corpo humano e tem papel importante para a saúde, especialmente no que diz respeito aos tendões, cartilagens e ligamentos de articulações. 

Além disso, é comum que a substância seja recomendada para quem quer manter os cuidados da pele ou mesmo combater sinais de envelhecimento.

Além de produzido pelo próprio organismo, o colágeno também está presente em uma série de alimentos. Também existem linhas de suplementos que possuem colágeno e que podem ser consumidas, desde que haja indicação de um profissional de saúde. 

O que é o colágeno?

É importante esclarecer que o colágeno é uma proteína do corpo produzida de maneira natural. Seu caráter fibroso faz com que a substância seja um componente importante em tecidos como pele, músculos, cartilagens, ligamentos, tendões, articulações e ossos.

O colágeno é composto por aminoácidos que incluem os chamados “aminoácidos essenciais”. São eles:

●    Isoleucina;

●    Leucina;

●    Lisina;

●    Metionina;

●    Fenilalanina;

●    Treonina;

●    Valina.

Além disso, o colágeno pode estar presente em áreas internas do corpo, como nas paredes do estômago. Mas ao longo dos anos, principalmente a partir dos 30 anos de idade, o corpo humano começa a produzir menos colágeno do que antes. Isso causa, por consequência, a perda da firmeza e da elasticidade da pele, que tende a ficar cada vez mais enrugada e flácida.

Combinada a outros fatores, como excesso de sol, consumo de cigarro e excesso de açúcar e álcool na dieta, a falta de colágeno pode ser ainda mais intensa. Por isso, recomenda-se que o colágeno seja suplementado, principalmente por meio de uma dieta rica em alimentos que possuam o nutriente. O caldo de ossos é uma das receitas ricas em colágeno. Em casos específicos, médicos ou nutricionistas também podem recomendar o consumo de suplementos de colágeno.

Quais são os benefícios do colágeno para o corpo?

O colágeno é importante para manter a elasticidade e a firmeza da pele, retardando o surgimento de rugas, linhas de expressão ou de manchas. Isso porque a proteína contribui para manter a integridade da pele e acelerar a cicatrização de machucados e feridas.

O colágeno também é importante para fortalecer cabelos e unhas. Para além das áreas visíveis do corpo, a proteína ainda é importante para melhorar a resistência de ossos, articulações, cartilagens e tendões, o que contribui para prevenir lesões, por exemplo. 

Com isso, as articulações do corpo tendem a ficar mais flexíveis e fortes quando o colágeno está presente em boa quantidade no organismo. Ao mesmo tempo, a substância também contribui para a saúde dos ossos, o que evita o surgimento precoce de problemas como a osteoporose ou a osteoartrite. 

Entre outros benefícios do colágeno, está ainda a sua atuação na massa muscular, já que a proteína ajuda na absorção de substâncias como a creatina. 

Guia do colágeno: quais os tipos e quando suplementar Guia do colágeno: quais os tipos e quando suplementar

Quais as maneiras de consumir colágeno?

O colágeno pode ser consumido de diferentes maneiras, já que a proteína está presente em vários alimentos. Carne, ovos e derivados à base de leite são bons exemplos de itens que possuem boas concentrações de colágeno, sendo fontes naturais para o organismo obter essa proteína tão importante para a pele e para o organismo como um todo.

Entre os alimentos com grande presença de colágeno, estão:

●    Laranja, rica em vitamina C e que ajuda na síntese da proteína;

●    Cenoura, rico em betacaroteno, contribuindo para evitar a degradação do colágeno;

●    Ovo, repleto de vitaminas do complexo B, que atuam na produção do colágeno;

●    Nozes, castanhas e outras oleaginosas, que possuem vitaminas e ácidos graxos que contribuem para a produção do colágeno;

●    Peixes como sardinha, atum e salmão, ricos em ômega 3, outro importante componente para a produção do colágeno.

O colágeno também pode ser encontrado em suplementos, como comprimidos ou em pó, e geralmente essa forma da proteína é consumida por quem deseja acelerar os cuidados da pele ou mesmo por praticantes de atividades esportivas. Existem opções de colágeno hidrolisado, que é obtido a partir da cartilagem e ossos de animais e que apresenta moléculas de colágeno divididas em partículas menores, o que tende a facilitar a absorção no organismo.

Porém, a eficácia desse tipo de consumo para a suplementação do colágeno presente na alimentação convencional não é comprovada e diversos especialistas afirmam que ajustes na dieta já são suficientes para repor o colágeno que o corpo humano perde ao longo dos anos.

Como usar colágeno da maneira correta?

O consumo de alimentos ricos em colágeno é um grande aliado para intensificar a produção natural dessa proteína pelo organismo. 

Além de itens como laranja, cenoura, ovo, oleaginosas, sardinha, atum e salmão, também é possível consumir mais carne vermelha, frutos-do-mar, aveia, brócolis e gelatinas sem sabor artificial para estimular a produção de colágeno pelo organismo. Dessa forma, é importante consultar profissionais como nutricionistas, que podem montar dietas que sejam ricas em colágeno. 

Também é possível consumir colágeno em suplementos, por meio de cápsulas, comprimidos ou em forma de pó. Eles devem ser diluídos e consumidos com água ou sucos, preferencialmente aqueles com frutas ricas em vitamina C. Ainda existem opções de colágeno hidrolisado em iogurtes.

Porém, vale ressaltar que é fundamental consultar médicos especialistas antes de tomar medicações com colágeno, para evitar problemas de saúde que o uso sem acompanhamento de remédios pode trazer para a saúde humana e, principalmente, para aumentar os benefícios do colágeno no organismo.

Para ficar por dentro de outros assuntos importantes para a saúde do seu corpo e para o bem-estar da mente, navegue pelo Terra Você!

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade