Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Coma porco, chester e peru na ceia sem elevar o colesterol

12 nov 2013 - 11h40
Compartilhar
Exibir comentários

A fartura da ceia de Natal quase sempre leva ao exagero na hora de montar o prato, especialmente tratando-se de carne, quando uma variedade é posta sobre a mesa e enche a boca d’água. Contudo, o excesso de porco, chester ou peru durante as comemorações de final de ano pode comprometer o índice de colesterol, um verdadeiro vilão da boa saúde.

Associada a infartos e derrames, a taxa de gordura no sangue precisa se manter abaixo 200 mg/dl para que um adulto seja considerado saudável. Uma maneira de controlá-la é diminuindo a ingestão de gorduras saturadas, encontrada nas grandes fatias das delícias natalinas.

“O peito de peru é a carne que menos causa prejuízos à saúde, seguida pela coxa e a sobrecoxa da ave”, diz André Veinert, nutrólogo da Clínica Healthme, de São Paulo. Apostar no chester também é uma boa opção, pois ele apresenta menos gordura saturada do que o frango, por exemplo.

Já o desejado porco ou leitão deve ser consumido com cuidado, já que a carne suína tem mais gordura, principalmente na costelinha e na bisteca. “Comer porco não é ruim, mas é preciso escolher a parte certa: o lombo é a melhor alternativa”, indica.

Quanto comer

Para não comprometer os índices de colesterol, o nutrólogo recomenda que seja colocado no prato, durante a refeição em família, um filé de peru ou chester. A porção deve ter cerca de 150 gramas, algo do tamanho da palma da mão. A fatia de carne de porco deve ser um pouco menor, com cerca de 100 gramas. “É do tamanho do centro da mão, sem contar os dedos”, ensina.

Uma maneira de experimentar os diversos sabores da ceia de forma equilibrada é comer pedaços menores de cada tipo de carne. “Pode-se misturar as metades dos filés que o colesterol não será comprometido, o que não pode é exagerar na quantidade”, avalia. A comida fica ainda mais saudável quando a pele é removida, pois ela tem influência direta no teor de gordura saturada dos alimentos. Se possível, retire antes, pois a gordura durante o preparo penetra na carne.

Fique de olho também nos petiscos da ceia. “Queijos, presunto, castanhas, nozes, embutidos e pães também podem influenciar negativamente o índice de colesterol”, comenta.

Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Compartilhar
Seu Terra