Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como deve ser feito o cuidado anti-idade da pele masculina

Menos produtos, mais resultados: formulações eficientes e multifuncionais, tópicas e orais ajudam a rejuvenescer a pele masculina

26 jul 2024 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Tratamento Hydrafacial
Tratamento Hydrafacial
Foto: Reprodução

Além da pele masculina ter suas particularidades, o homem costuma ser resistente ao uso de muitos produtos de skincare. E, mesmo que tenham a pele mais espessa, eles também perdem colágeno com o envelhecimento. 

“A pele masculina é mais oleosa, principalmente do brasileiro, por morar em um país tropical, porque o próprio calor é estimulador da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. E o homem já produz mais gorduras porque ele tem as glândulas sebáceas maiores, principalmente na face — uma vez que os folículos pilosos que formam a barba têm, em sua volta, ao redor de cada fio, glândulas sebáceas para a lubrificação. Além disso, há a ação dos hormônios masculinos que são os grandes estimuladores da produção de ácidos graxos que acabam servindo para alimentar as bactérias da pele, tornando a pele mais congesta, gordurosa e com tendência à formação da acne”, explica a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Quanto aos cuidados diários, eles são adeptos do “menos é mais”, ou seja, menos produtos com maior eficácia. “No geral, os homens aderem apenas a um tipo de formulação tópica, que seja eficiente para promover sinergicamente melhora da firmeza, combate à senescência celular e redução do excesso de oleosidade. Por isso, surgiu o conceito de Men Skin Recovery”, explica a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos.

Um painel do último congresso do IMCAS Paris estimou que o segmento de cuidados com a saúde e beleza da pele masculina cresceu acima de 60% nos últimos anos. A Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, por exemplo, destaca que a parcela do público masculino, apesar de pequena (8%), também aumentou. 

A cirurgiã plástica Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, afirma que, dependendo do diagnóstico, apenas o uso de dermocosméticos pode ser o suficiente para o tratamento de manchas e envelhecimento cutâneo nos homens, mas quando a opção é por procedimentos estéticos, a naturalidade é a chave para eles. 

“Com frequência, os homens procuram nossos serviços para melhorar algum aspecto da face, mas não querem que ninguém perceba ou não querem ficar afastados de sua rotina. Mas, graças à tecnologia e os avanços na área, hoje já existem técnicas que conferem ao paciente o resultado desejado de forma natural e com pouco ou nenhum tempo de recuperação”, explica Beatriz.

Quais tratamentos?

Os tratamentos mais buscados pelos homens são os que oferecem resultados rápidos e com o menor número de sessões. Um dos clássicos é a toxina botulínica: “A aplicação de toxina botulínica é feita geralmente em pontos específicos na fronte e entre as sobrancelhas para tratar as rugas dinâmicas relaxando a musculatura da área que recebeu a medicação”, diz Claudia. 

Os bioestimuladores, segundo Beatriz, também são muito utilizados. “Indicado para flacidez leve e irregularidades superficiais da pele, o procedimento consiste na injeção de substâncias, como a hidroxiapatita de cálcio e o ácido polilático, sob a derme, onde vão causar uma inflamação com consequente estímulo da produção de colágeno. Não há necessidade de afastamento das atividades habituais e o resultado final aparece entre 4 a 6 semanas após o procedimento”, diz Beatriz. 

Esse tipo de injetável, segundo a dermatologista Claudia, pode ser combinado com o ultrassom microfocado, que faz pontos de coagulação para estimular o colágeno.

Em casos de flacidez moderada ou severa, que são pouco beneficiados com procedimentos estéticos, Beatriz recomenda o lifting cirúrgico, pois visa elevar e reposicionar o tecido e a musculatura, promovendo o levantamento do rosto, amenizando rugas e vincos e resgatando os contornos faciais. 

“No mesmo procedimento o volume pode ser restabelecido com enxerto de gordura, ou seja, gordura é retirada do próprio paciente com cânulas finas e enxertada como uma espécie de preenchedor na face”, diz a cirurgiã plástica.

Mas a superfície da pele também merece destaque, segundo a dermatologista, com tratamentos como Hydrafacial. 

“O equipamento de hidrodermoabrasão conta com a exclusiva e patenteada tecnologia Vortex-Fusion, que gera um efeito de vórtice para expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto confere hidratação. É um procedimento completamente indolor, que garante uma pele limpa, mais saudável, hidratada, com mais viço e um toque macio e suave. O procedimento promove uma limpeza profunda sem utilizar instrumentos que cortem ou penetrem fisicamente no tecido cutâneo, pelo contrário, atua eliminando as células mortas ao mesmo tempo que limpa, hidrata e repõe os antioxidantes essenciais que a nossa pele necessita, promovendo a sua restauração natural”, explica Claudia Marçal.

E o skincare?

Para vencer a resistência masculina ao skincare, uma estratégia é investir em fórmulas multifuncionais. “Um produto multifuncional agrega ao tratamento mais do que uma função estabelecida, visando proporcionar em uma única formulação a correção, a prevenção, a melhora ou atenuação da imperfeição em questão. A fórmula deve reunir em uma aplicação vários ativos compatíveis quimicamente, e podem ter ação hidratante, iluminadora, controladora da oleosidade excessiva e antioxidante”, explica Claudia Marçal. 

A farmacêutica Patrícia França sugere a formulação tópica com Algisium C, Astrasinol, Scutaline na base Hydra Fresh. “Sinergicamente, essa formulação irá promover melhora da firmeza da pele pela ativação da síntese de colágeno e elastina, além de combater à senescência celular (zombie cells), efeitos da inflamação na pele (inflammaging) e o excesso de oleosidade”, explica ela.

Suplemento ajuda?

Segundo a dermatologista, o uso de nutracêuticos é fundamental para melhorar a condição interna, o equilíbrio do organismo. Além disso, a farmacêutica também afirma que a suplementação oral gerencia o processo de envelhecimento e otimiza os resultados junto aos diferentes procedimentos. 

“A fórmula pode contar com Exsynutriment e Glycoxil para estimular a produção de constituintes da matriz extracelular, principalmente colágeno, além de ajudar a preservá-lo. Também é possível utilizar o F.C. Oral e Bio-Arct para gerenciar a inflamação e melhorar a atividade do fibroblasto”, explica Patrícia. “Podemos utilizar também In.Cell para reposição de aminoácidos, vitaminas e minerais, com o objetivo de minimizar a perda muscular e contribuir para a síntese de colágeno e elastina; outra estratégia é apostar no Osteosil para modular a reabsorção óssea”, finaliza a farmacêutica.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade