Como melhorar a aparência das cicatrizes? Médico ensina
No caso das cicatrizes que não desaparecem naturalmente, alguns cuidados estéticos e procedimentos podem ajudar a mascarar os sinais
As cicatrizes são o resultado de uma ruptura na continuidade da pele, e geralmente são consequência de uma ferida aberta. A cicatrização pode evoluir de forma satisfatória, tornando-se linear, fina e quase imperceptível. No entanto, em alguns casos, a marca pode se tornar hipertrófica ou queloideana, o que pode afetar a aparência da pele, impactando diretamente na autoestima.
Felizmente, algumas alternativas podem corrigir ou atenuar o problema. "Atualmente, existem tecnologias disponíveis que podem acelerar o processo de cicatrização e clareamento, como o uso de lasers e formulações individualizadas para clareamento. Além disso, para tratar cicatrizes hipertróficas, é possível utilizar infiltrações com corticoides ou até mesmo a toxina botulínica", explica o Dr. Nicola Biancardi, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Dicas para melhorar as cicatrizes
Para garantir a melhor eficácia do tratamento, é importante que seja individualizado para cada tom de pele e região em que a cicatriz está localizada, destaca o especialista. Nicola dá algumas dicas para melhorar a aparência das cicatrizes. Confira:
- Utilize formulações tópicas com alta concentração de vitamina E, que podem estimular o clareamento com uso correto e contínuo;
- Utilize cremes hidratantes hipoalergênicos;
- Proteja a cicatriz do sol, especialmente quando ainda está vermelha. Isso porque o sol pode mudar a cor da pele e torná-la mais escura. Portanto, utilize protetor solar com cor para maior disfarce e reaplique a cada 3 horas;
- Pomadas à base de silicone também podem ajudar a manter a cicatriz hidratada e devem ser usadas em um momento específico, conforme indicado pelo médico.
"Além das opções não invasivas mencionadas acima, é possível realizar uma cirurgia plástica para remover cicatrizes mais evidentes. Existem diversas técnicas disponíveis, dependendo do tamanho e localização da marca. Algumas técnicas incluem a excisão da região e fechamento da ferida com suturas, enxertos de pele ou transplante de tecido", revela o médico.