Como prevenir as dores no bumbum na aula de spinning
Se você já ficou com essa região dolorida durante e após uma sessão de bike indoor, confira dicas que podem ajudar a evitar esse problema!
Não é raro encontrar pessoas que sentem dores no bumbum na aula de spinning ou até mesmo que fiquem com a região das nádegas e vulva doloridas no dia seguinte à prática. Apesar de muitos pensarem que esse incômodo é algo normal da modalidade, a verdade é que é preciso prestar atenção nele.
"A dor nunca é normal. É o seu corpo lhe dizendo para parar de fazer algo", explica a médica obstetra Lauren Streicher, dos Estados Unidos. Mas então, o que fazer para evitar que essa dor apareça?
Como evitar dores no bumbum na aula de spinning
Felizmente, existe uma solução relativamente simples e rápida para os amantes de bike conseguirem evitar essas dores: ajustar a bicicleta da forma correta.
De acordo com a profissional, arrumar a bike de acordo com as necessidades do seu corpo pode ajudar a aliviar o incômodo durante e após a prática. "Se você estiver fazendo aula de spinning na academia, vá até o instrutor e peça para ele ajustar sua bicicleta", ela sugere.
Para dar certo, você precisa se certificar de que o guidão está posicionado nivelado ou ligeiramente acima do selim (o banco) da bicicleta.
De acordo com um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine, o guidão mais baixo que o selim aumenta a pressão exercida na área genital, o que pode causar dormência. Isso ocorre porque o corpo se inclina para colocar as mãos nas barras, o que significa que todo seu peso está concentrado naquela região já sensível. Sentar-se de forma mais reta, portanto, te força a transferir o peso para os ísquios.
Alternativa para deixar o banco da bike mais confortável
Se o ajuste da bike não ajudar com a dor na região do bumbum e da vulva, você pode tentar usar um shorts acolchoado ou um assento de bicicleta extra acolchoado, sugere Lauren. Contudo, antes de começar a prática, tenha certeza de que sua bike está ajustada corretamente, pois isso também vai contribuir mais para seu conforto.
Vale ressaltar que praticantes de ciclismo podem ter mais probabilidade de sentirem dormência, formigamento ou dor, pois a quantidade de tempo gasto no assento pode aumentar o risco de compressão nervosa. Ajustar o assento e o guidão também deve ajudar nisso.
"Se a dor ou o formigamento forem persistentes - e se investir em shorts e assentos acolchoados para o seu estilo de pilotagem também não ajudar -, você pode precisar reduzir a duração ou a frequência de suas jornadas em cima da bicicleta", conclui a médica.