Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como seu relacionamento influencia sua saúde: estudos explicam

Redução das doenças cardíacas e do risco de demência são alguns resultados de estudos sobre relações fortes e saudáveis

26 out 2023 - 13h04
Compartilhar
Exibir comentários

É fato que se relacionar afetivamente com alguém gera grandes impactos em nossas vidas. Uma série de estudos feitos ao redor do mundo, contudo, apontou como o relacionamento influencia a saúde.

Confira estudos que apontam a influência dos relacionamentos na saúde
Confira estudos que apontam a influência dos relacionamentos na saúde
Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

Segundo uma pesquisa feita com 3.722 casais e publicada na JAMA International Medicine, casais saudáveis costumam trocar seus hábitos negativos por hábitos positivos se tivessem o seu parceiro ao lado. Por exemplo, 50% das mulheres que tentaram deixar de fumar conseguiram largar os cigarros se o seu parceiro também estivesse a tentar fazê-lo, em comparação com apenas 17% que tinham um parceiro não fumador.

A seguir, listamos outros benefícios dos relacionamentos para a saúde.

Como o relacionamento influencia sua saúde

Casamento forte pode reduzir o risco de doenças cardíacas

Sabemos que seu coração se sente bem quando você está apaixonado, mas também é mais provável que esteja em boa forma se você fizer parte de um casal sólido, de acordo com um estudo de 2014 com 3,5 milhões de pessoas do Langone Medical da Universidade de Nova York. Centro. Os casais mais velhos (acima de 50 anos) tiveram um risco 5% menor de doenças cardiovasculares quando comparados aos solteiros, e os casais mais jovens (menos de 50 anos) tiveram uma chance 12% menor de doenças cardíacas.

Permanecer casado pode diminuir o risco de demência

Esquece muita coisa? Ter alguém ao seu lado pode ajudá-lo a se manter bem afiado. Num estudo de 20 anos com 2.000 homens e mulheres, aqueles que tinham um parceiro durante a meia-idade viram as suas probabilidades de contrair demência caírem 50%. Permanecer solteiro até a meia-idade, por outro lado, dobrou o risco de confusão cognitiva de uma pessoa, e divorciar-se triplicou as chances de problemas de memória. Então, sim, é real: brincadeiras espirituosas e conversas intelectuais com seu amor realmente mantêm você saudável.

Casais que comemoram as realizações um do outro são mais felizes

A felicidade faz parte da saúde geral tanto quanto comer bem e fazer exercícios, e está ligada em grande parte à satisfação do seu relacionamento. Como você mantém esse vínculo de casal forte? Comemorando! Pesquisadores da UCLA estudaram 79 casais e descobriram que a reação deles aos momentos positivos da vida previa a força do vínculo de um casal. Os parceiros que tiveram respostas monótonas às conquistas do outro (não importa o tamanho) eram mais propensos a ficarem insatisfeitos e divididos. Casais que celebravam genuinamente os feitos um do outro proporcionavam aos seus entes queridos grandes impulsos emocionais, levando os pesquisadores a concluir que elevar o parceiro durante os momentos altos pode ser mais essencial para a felicidade do que recuperá-los depois dos momentos baixos.

Fazer sexo satisfatório pode ajudar a aliviar a dor

Um estudo publicado em Headache: The Journal of Head and Face Pain provou que pode existir um tipo de analgésico embutido em seu relacionamento. Embora a ciência diga que não funciona para todos (e às vezes pode piorar os sintomas em uma pequena porcentagem de pessoas), os pesquisadores descobriram que os orgasmos eliminaram completamente os sintomas da enxaqueca em 47,4% dos participantes do estudo. Outra curiosidade: quando foi eficaz, o clímax funcionou muito mais rápido para eliminar a dor de cabeça do que a medicação. Então, se Advil não estiver funcionando, pense nisso como uma medicina alternativa.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade