Como terminar um relacionamento sem ferir os sentimentos do outro?
Em tempos de ghosting e términos por WhatsApp, a melhor opção é a sinceridade; veja os conselhos da especialista
No Pergunte ao Especialista desta semana falamos sobre término de namoro. Se você também tiver alguma dúvida sobre saúde, psicologia, bem-estar, exercício físico ou nutrição, escreva para ana.lourenco@estadao.com ou envie uma DM para o nosso Instagram.
Como rejeitar alguém sem ferir seus sentimentos? Devo apontar falhas?
Sabrina Cortez, Minas Gerais
Responde Vanessa Sapiro, psicóloga e psicoterapeuta de casal
Depende muito de que tipo de rejeição você fala aqui: amorosa, laboral… Mas, de forma geral, a rejeição é não aceitar algo, recusar e resistir. A sua empatia vai depender de como você mesma lida com a rejeição no seu dia a dia. Ou seja, a maneira que você recebeu os seus primeiros "nãos" e como você vai mostrar isso para o outro. Como gostaria de receber? Tente não se sentir culpada por não aceitar algo, mas também tente se colocar no lugar de quem está recebendo essa recusa.
Para ser mais empático é preciso escutar o outro e entender o que ele quer. É interessante também mediar as palavras, para ser o mais delicada e objetiva possível, sem deixar de ser sincera e firme. Procure não ser tão crítica nos porquês de não querer mais. É preferível não apontar falhas nesse momento, porque o outro vai estar ferido e, muitas vezes, vai receber esse "não" como repulsa. Mostre uma gratidão pelo momento que passaram juntos, se for o caso.
É preciso entender que o fato de não ser aceita uma vez não significa que isso vá acontecer todas as vezes. Pode ser algo do momento, pode ser uma negação pontual e não uma rejeição.
O sim de hoje pode ser o não de amanhã, tanto para você como para qualquer pessoa, por isso mantenha uma relação amistosa e pense bem antes da conversa. É preferível, aliás, que ela seja presencial ou por telefone, mas nunca pelo WhatsApp.
